Blog

Saúde: dicas de prevenção contra a gripe

O inverno vem chegando e, junto com ele, a preocupação com a gripe, doença provocada pelo vírus Influenza, que faz milhares de vítimas fatais no Brasil anualmente. Por isso, desde o dia 17 abril, o Governo Federal iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que pretende imunizar gratuitamente 54 milhões de pessoas em todo o país. A vacinação segue até o dia 26 de maio.

As 60 milhões de doses da vacina distribuídas aos postos de saúde são trivalentes, ou seja, protegem contra os três subtipos de vírus que mais circularam no hemisfério sul nos últimos anos: o A/H1N1, A/H3N2 e o Influenza B. As vacinas são aplicadas gratuitamente na população que faz parte dos chamados grupos prioritários, considerados mais suscetíveis a complicações causadas pela doença. São eles: crianças de 6 meses a 5 anos de idade, pessoas a partir dos 60 anos, profissionais da saúde, professores das redes pública e privada (incluídos entre os prioritários a partir deste ano), população indígena, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

A vacinação, sem dúvida, é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe, porém algumas medidas simples também podem ajudar na contenção do vírus. E se você já estiver gripado ou resfriado, deve tomar alguns cuidados extras, como os listados abaixo:

• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
• Evite tocar a boca e o nariz.
• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
• Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas.
• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas dos ambientes.
• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

Em viagens de ônibus, você também deve manter o cuidado, principalmente com a higiene. Nestas horas, o melhor é carregar um frasco pequeno de álcool gel para manter as mãos limpas. Em paradas no meio do caminho, se descer para fazer lanche ou para ir ao banheiro, lembre-se sempre de lavar as mãos antes de voltar ao ônibus.

O Portal Rodoviariaonline acredita que pequenas atitudes contribuem com a prevenção da gripe. Faça sua parte!

(Por Renata Sklaski)