Blog

Os pontos turísticos de Belo Horizonte que você precisa conhecer

Confira pontos turísticos que não podem ficar de fora da viagem.
Confira pontos turísticos que não podem ficar de fora da viagem.
O Brasil é um país enorme, com regiões belíssimas e atrações para todos os gostos. Mas algumas cidades ainda são subestimadas, principalmente no quesito turismo. A capital de Minas Gerais é um exemplo: embora seja uma das cidades mais bonitas do país, muitos não conhecem o potencial dos pontos turísticos de Belo Horizonte!

Então, nada melhor do que conhecer um pouquinho mais sobre essa cidade mineirinha cheia de encanto. São muitas belezas e vários passeios incríveis para fazer — sem contar a culinária, uma das mais gostosas do Brasil e que, certamente, vai fazer você parar um pouco para se deliciar entre pratos dos mais variados sabores.

E aí, bateu aquela curiosidade para saber mais sobre os pontos turísticos de Belo Horizonte? Confira abaixo uma seleção muito bacana que vai empolgar você para a sua próxima viagem!

Vá à Lagoa da Pampulha e à Igreja São Francisco

Pensada e planejada por Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos brasileiros, a Lagoa da Pampulha tem 18 km de extensão, com paisagens lindas! A ideia era fazer desse ponto um local para lazer da sociedade mineira, onde as pessoas pudessem desfrutar da natureza ao redor do lago artificial.

Lá também fica a Igreja São Francisco de Assis, conhecida como Igrejinha de Pampulha, tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Além de ter um visual arquitetônico único, o local abriga a chamada Via Sacra, formada por 14 painéis do artista plástico Candido Portinari.

lagoa da pampulha
Conheça a encantadora paisagem da Lagoa da Pampulha

Assista ao belíssimo pôr do sol na Praça do Papa

No dia 1º de julho de 1980, o Papa João Paulo II conheceu Belo Horizonte e fez uma célebre missa na até então Praça Israel Pinheiro. Após a data, a pedido de muitas pessoas, o local passou a se chamar Praça do Papa.

Lá, você encontra uma visão incrível de BH ao fundo, perfeita para assistir ao pôr do sol depois de um dia de passeios pela cidade.

Museus da Praça da Liberdade

Para quem quer fazer bons passeios culturais sem pagar nada e economizar na viagem, eis aqui a opção ideal. No entorno da Praça da Liberdade estão alguns dos museus mais interessantes de BH — eles formam o Circuito Liberdade. Anote aí alguns deles:

  • Memorial Minas Gerais Vale;
  • Espaço do Conhecimento UFMG;
  • Palácio da Liberdade;
  • Museu das Minas e do Metal;
  • Edifício Niemeyer.

Assista ao belíssimo pôr do sol na Praça do Papa

No dia 1º de julho de 1980, o Papa João Paulo II conheceu Belo Horizonte e fez uma célebre missa na até então Praça Israel Pinheiro. Após a data, a pedido de muitas pessoas, o local passou a se chamar Praça do Papa.

Lá, você encontra uma visão incrível de BH ao fundo, perfeita para assistir ao pôr do sol depois de um dia de passeios pela cidade.

Visite os diversos museus da Praça da Liberdade

Para quem quer fazer bons passeios culturais, sem pagar nada e economizar na viagem, eis aqui a opção ideal: no entorno da Praça da Liberdade, estão alguns dos museus mais interessantes de BH, que formam o Circuito Liberdade. Anote aí alguns deles:

  • Memorial Minas Gerais Vale;
  • Espaço do Conhecimento UFMG;
  • Palácio da Liberdade;
  • Museu das Minas e do Metal;
  • Edifício Niemeyer.

Não deixe de dar um passeio no Mercado Central

Perca-se em mais de 400 lojas dentro de um dos pontos turísticos de Belo Horizonte mais famosos e concorridos. O Mercado Central é, sem dúvidas, o local perfeito para degustar doces, queijos e cachaças, além de fazer umas comprinhas de artesanato, artigos religiosos e até mesmo ervas típicas usadas nos pratos mineiros.

Conheça o clássico e emblemático Edifício Maletta

Um dos mais icônicos prédios da capital mineira, o Edifício Maletta tem grande destaque no Centro da cidade. Ele existe há mais de 50 anos e, em seus 19 andares, encontramos de tudo um pouco: lojas, restaurantes, apartamentos, bares e uma bela vista da cidade.

O local é um verdadeiro oásis multicultural que atrai pessoas de todos os estilos! Por isso, não pode ficar de fora da sua lista de pontos turísticos de Belo Horizonte para visitar.

Confira as belezas naturais do Jardim Botânico

Jardim Botânico de Belo Horizonte foi fundado em 1991, pela Fundação Zoobotânica, que assegura a preservação e a beleza das áreas verdes da cidade. O parque fica aberto de terça a domingo e tem entrada gratuita. É um dos pontos de encontro da população local, e conta com diversas opções para o lazer e o descanso.

O Jardim também garante um belo aprendizado sobre a vegetação nativa da Mata Atlântica, da Caatinga e dos Campos Rupestres. Dentro das estufas temáticas, o visitante conhece mais de 3.500 espécies de plantas expostas.

Veja milhares de espécies no Zoológico de BH

Entre os pontos turísticos de Belo Horizonte, outro que merece a visitação é o Zoológico. Ele divide o espaço com o Jardim Botânico e também faz parte da Fundação Zoobotânica, desde 1991 — embora tenha sido inaugurado em 1959.

O Zoológico contém vários viveiros de espécies silvestres, uma Casa de Educação Ambiental e uma Casa de Répteis. Além de ter contato com os animais, o visitante pode conhecer o Aquário do Rio São Francisco, com mais de 20 recintos com diversas espécies aquáticas.

Outra dica é aproveitar o passeio para ir ao Borboletário da Fundação Zoobotânica, também integrado ao Zoológico. O viveiro de exposição tem 100 m², onde adultos e crianças podem observar cerca de mil borboletas de espécies diferentes.

Faça um passeio pelo Parque das Mangabeiras

Parque Municipal das Mangabeiras é considerado um dos parques verdes mais bonitos de Belo Horizonte. Não é à toa que atrai muitos turistas. São aproximadamente 2,3 km² de extensão, com nascentes de rios, quadras poliesportivas e pistas de skate. Ele também conta com uma grande variedade de espécies de animais.

Além de curtir um momento de descanso, o turista pode aproveitar esse belo ambiente para visitar o Roteiro da Mata, com uma vegetação bem típica do cerrado. Pode-se fazer também o Roteiro das Águas, formado pelos corpos hídricos do Córrego da Serra.

Existe uma particularidade que abrange a maioria das atrações que integram a Fundação Zoobotânica: o Parque das Mangabeiras e outros pontos só podem ser visitados mediante comprovação de vacina contra febre amarela.

Visite o Parque Municipal Américo Reneé Giannetti

O Parque Municipal está localizado no Centro de BH, trazendo extensa riqueza de plantas e árvores, e até um parquinho destinado à criançada. É lá que está, também, o Palácio das Artes, um dos pontos turísticos de Belo Horizonte que serão abordados a seguir.

De domingo, você pode conhecer a famosa Feira de Artesanato da Afonso Pena. Com mais de dois mil e quinhentos expositores, é possível encontrar todo tipo de artesanato que você imaginar. Além disso, o Parque conta com barracas de comida e de tapeçarias, brechós e diversas manifestações artísticas. Realmente, é um passeio imperdível!

Não perca o complexo cultural Palácio das Artes

Junto ao Parque Municipal, você encontra o Palácio das Artes: complexo cultural com variadas programações. Esses pontos turísticos de Belo Horizonte estão sempre recebendo exposições bem importantes, incluindo cinema, música, teatro e artes plásticas! A entrada é bem acessível, mas lembre-se de conferir a programação antes da visita.

Um passeio por um dos parques mais belos de BH.
Um passeio por um dos parques mais belos de BH.

Realize um tour noturno pela rota de bares de BH

Gosta de uma cervejinha gelada? Então, para terminar o passeio pela capital mineira, que tal curtir as atrações noturnas? Belo Horizonte é conhecida como a “capital mundial dos botecos”, pois a cidade oferece inúmeras opções para todos os gostos. Alguns dos estabelecimentos mais badalados são:

Passeie pela natureza diversa da Serra do Curral

A Serra do Curral é um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte. Ela está na área metropolitana da cidade, trazendo a maior representatividade geográfica dos arredores. O Parque da Serra do Curral, com extensão de aproximadamente quatrocentos mil metros quadrados, guarda seu patrimônio.

A vegetação da Serra é extremamente variada. Ela mistura paisagens de cerrado, campos rupestres, campos de altitude e Mata Atlântica. É realmente uma bela amostra da riqueza geográfica e da vegetação brasileiras. As altitudes da Serra do Curral giram, em média, em torno dos 1.300 metros.

Essas paisagens ficam localizadas no Córrego da Serra e em sua bacia, e na macrobacia do Arrudas. Em toda a sua área, você pode escolher o tipo de passeio que prefere fazer. Dentre as boas opções, estão as trilhas em meio a esses variados cenários. Você também encontrará pracinhas de lazer e vários mirantes pela região.

O Parque da Serra do Curral é perfeito para dar uma boa caminhada e relaxar. Além, é claro, de vislumbrar toda a sua beleza natural, tão diversa e, felizmente, bem preservada.

Coma bem visitando os pontos turísticos de Belo Horizonte

Vale dizer, ainda, que a capital mineira tem belezas únicas e a união incrível entre culinária e passeios imperdíveis. Entre um local e outro do seu roteiro de viagem, sente-se para degustar um autêntico prato de Minas Gerais!

Destacamos o Xapuri e a sua rica gastronomia mineira, localizado na Pampulha. Com decoração rústica, é bem receptivo e esbanja qualidade. Conheça também o Topo do mundo, que fica a mil e quinhentos metros de altura, na Serra da Moeda, de onde se contempla um pôr do sol maravilhoso! O restaurante está localizado em Nova Lima, MG.

Outra opção para comer bem é o La Macelleria Anchieta. Você curte carnes diversas, com cortes mais nobres? Então, inclua o local entre os seus pontos turísticos de Belo Horizonte. Ele está no bairro Anchieta. Outra opção é A Favorita, um restaurante sem igual no que diz respeito a frutos do mar, localizado no bairro de Lurdes, em BH.

E então, gostou de conhecer os principais pontos turísticos de Belo Horizonte? A cidade conta com tantas opções de lazer, diversão e descanso que é difícil escolher o que visitar primeiro. A dica é reservar vários dias para aproveitar de verdade tudo o que foi listado aqui — recomendamos uma semana para realmente curtir essa linda capital brasileira.

Quer receber outros conteúdos sobre destinos incríveis, além de dicas para viagem? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Você também pode se interessar por