Blog

Pomerode: A cidade mais alemã do Brasil

Ainda no ritmo da Copa do Mundo, que deu à Alemanha o título de tetracampeã de futebol, resolvemos homenagear este povo europeu sugerindo aos clientes do Portal Rodoviariaonline uma visita à cidade intitulada como a ‘mais alemã’ do Brasil.

Trata-se do município de Pomerode, localizado próximo de Blumenau, em Santa Catarina. Esta pacata cidade de 28 mil habitantes guarda, até hoje, as tradições germânicas trazidas por seus colonizadores, que lá se instalaram por volta de 1860, vindos, principalmente, da Pomerânia, região norte da Alemanha.

Andando pelas ruas da cidade, é fácil sentir-se, de fato, em uma cidade alemã: os traços arquitetônicos de prédios e casas, os jardins floridos, as músicas, roupas típicas do povo germânico e até o uso da língua alemã no cotidiano, que é muito preservada. E aqueles que são fãs da culinária típica, têm um motivo extra para visitar a cidade no inverno: acontece, até o próximo domingo, 20 de julho, o 10º Festival Gastronômico de Pomerode, evento que reúne, no Parque da cidade, restaurantes locais em um ambiente amplamente decorado e fartamente servido com os pratos típicos alemães, além de vinhos e cervejas produzidos na região. Além de provar os pratos, os visitantes ainda podem levar algumas delícias para casa, como pães e ‘cucas’ assados em forno à lenha.

Imagem do 8º Festival Gastronômico em Pomerode
Imagem do 8º Festival Gastronômico (Foto: Secretaria de Cultura de Pomerode).
Além do festival gastronômico, Pomerode oferece ao visitante opções de passeios culturais, como uma visita à Casa do Escultor, à Casa do Imigrante e ao Museu Pomerano. Na cidade, uma das atrações típicas é o passeio em ‘carros de mola’, carruagens puxadas por animais e que eram comumente usadas pelas famílias de imigrantes. Hoje, o precursor do automóvel é atração turística da cidade.

Passeio em 'carro de mola' em Pomerode
Passeio em ‘carro de mola’ (Foto: Secretaria de Cultura de Pomerode).
Os turistas ainda podem presenciar apresentações dos grupos folclóricos alemães estabelecidos na cidade, além de ver de perto (mediante agendamento) o mundo da “falcoaria”, arte milenar que utiliza técnica de treinamento de águias, gaviões, corujas e falcões e é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. (Vale registrar que a Águia é o maior símbolo da cultura germânica, estampada em sua bandeira destaca o pássaro de Deus Odin).

A arte da falcoaria é preservada em Pomerode
A arte da falcoaria é preservada em Pomerode (Foto: Secretaria de Cultura).
Ficou com vontade de conhecer todas estas atrações de perto? Então compre já suas passagens de ônibus pelo Portal Rodoviariaonline e venha para Pomerode descobrir que… está certo, eles levaram a taça… mas há muito tempo compartilham conosco muitas riquezas germânicas!

(Por Renata Sklaski)