Blog

Conheça a Pinacoteca de São Paulo

Tem pessoas que viajam para ver praias. Outros, gostam da tranquilidade da natureza ou de conhecer a cultura dos centros históricos. Mas ainda há aqueles que adoram apreciar nada mais, nada menos do que museus.  Para esses, a capital paulista é o destino perfeito, pois a Pinacoteca de São Paulo ganhou o título de melhor museu do Brasil e também da América do Sul, de acordo com o Travelers’ Choice Museus 2016, prêmio realizado pelo TripAdvisor.

Os vencedores foram determinados com base em um algoritmo que leva em conta a quantidade e qualidade de avaliações e notas dos museus no mundo todo, em um período de 12 meses.

Mas você sabe o que é uma pinacoteca? É uma galeria ou um museu de pintura e a do Estado de São Paulo abriga artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Considerado o museu mais antigo da cidade, o espaço foi criado em 1905 e está instalado no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, na Praça da Luz, recebendo mais de 500 mil visitantes por ano.

pinacoteca de são paulo
Cúpula de 12m x 14m em exposição na Pinacoteca de São Paulo produzida pelo artista paulistano Artur Lescher (foto: Portal Anita Schwartz.com).

De 15 de outubro a 31 de dezembro, por exemplo, o museu vai receber a exposição “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”, que fará por meio de retratos uma leitura da formação da visualidade artística e da constituição de um sistema de arte no Brasil do período colonial até meados dos anos 1930, centrada nas obras que compõem o acervo do museu, distribuídas em 11 salas. Para quem tem curiosidade em saber detalhes dessa história e quer se aprofundar ainda mais nas características dessas obras únicas, não pode perder.

O horário de funcionamento é de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30, com permanência permitida até às 18h.

O portal da Pinacoteca de São Paulo também disponibiliza um acervo on-line, que você pode conferir clicando aqui.

Ficou interessado? Compre sua passagem de ônibus para São Paulo pelo Portal Rodoviariaonline e mergulhe no universo das artes, você não vai se arrepender!

(por Gisele Luz)