Blog

Os 243 anos de Porto Alegre!

Na última quinta-feira, dia 26, Porto Alegre estava em festa. Foi nesta data que a capital gaúcha completou 243 anos. No dia do seu aniversário, a cidade ofereceu presentes aos seus moradores, como atividades esportivas, shows internacionais e com personalidades locais.

Porto Alegre é uma cidade com ares europeus, principalmente por causa do clima úmido influenciado pela massa de água do lago Guaíba, ponto turístico da capital. A população da cidade beira o 1,5 milhão, e é composta por gaúchos e também por muitos migrantes que buscam em Porto Alegre um novo estilo de vida.

A capital gaúcha é conhecida, também, por seus escritores: Mário Quintana, Moacyr Scliar (ambos já falecidos), Luiz Fernando Veríssimo, Lya Luft, Martha Medeiros, isto para citar só alguns.  Este é um dos motivos que fizeram da cidade um pólo literário, sendo um dos grandes eventos da cidade a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece todos os anos no mês de outubro, na Praça da Alfândega, no centro histórico. Mas é claro que você não precisa esperar pela feira do livro para visitar a cidade. Nesta mesma praça, está localizado o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, considerado o principal museu de arte do Estado.

Porto Alegre
Fachada do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Foto: Ricardo Frantz/Wikipedia)

Um projeto turístico de Porto Alegre muito interessante e que tem chamado a atenção dos visitantes é o “Viva o Centro a pé”, com passeios gratuitos que acontecem aos sábados e é guiado por especialistas em História e Arquitetura. O projeto foi incentivado por reunir, no centro histórico, uma grande quantidade de pontos turísticos de Porto Alegre.

Estando por lá, não deixe de visitar o Mercado Público Central, ponto imperdível para quem quer fazer compras, principalmente voltadas para a gastronomia. Também é lá que você vai encontrar os mais variados utensílios e ervas-mate para saborear o tradicional chimarrão gaúcho. Se estiver na cidade durante o fim de semana, no domingo vá ao Parque Farroupilha, onde acontece o famoso ‘brique da Redenção’: uma feira cultural, que acontece no local desde 1978, quando ainda se chamava mercado das pulgas. Um programa para toda a família e pessoas das mais variadas tribos, com apresentações musicais e culturais ao ar livre, além de diversas barraquinhas que oferecem opções de lanches e bebidas.

Um local que é muito recomendado por quem já visitou Porto Alegre é o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS. Fundado em 1998, o local encanta crianças e adultos por meio da interatividade, sendo um dos maiores museus de ciências naturais da América Latina. Lá, é possível aprender e se divertir!

Porto Alegre
Crianças e adultos aprendem se divertindo no Museu de Ciências e Tecnologias (Foto: PUC/RS)

O Portal Rodoviariaonline parabeniza a capital gaúcha e recomenda a visita, pois conhecer Porto Alegre é um programa imperdível!

Para mais dicas sobre a cidade clique aqui.