Blog

O que fazer em Ilhéus? Saiba mais!

O que fazer em Ilhéus

As temperaturas altas durante todo o ano e a biodiversidade preservada garantem um encanto singular ao município de Ilhéus, na Bahia. Fonte de inspiração das obras de Jorge Amado, a cidade é uma das mais procuradas por turistas do mundo inteiro e em todas as épocas, devido às reservas de Mata Atlântica que ornamentam o local.

Com tantas possibilidades de turismo, que vão desde praias paradisíacas a trilhas e centros históricos, é normal ter dúvidas sobre o que fazer em Ilhéus. Por esse motivo, vamos mostrar como aproveitar a cidade ao máximo seguindo um roteiro de viagem. Embarque com a gente!

Passar o dia na praia

O que fazer em Ilhéus

As praias do Nordeste são conhecidas por suas águas mornas e cristalinas, e em Ilhéus não é diferente. Famosos pelos visuais paradisíacos, os litorais norte e sul da cidade proporcionam o passeio perfeito, recheado de momentos de tranquilidade e lazer com a família.

Para o turismo, as praias mais indicadas são as do litoral sul, como a dos Milionários e a do Cururupe. É que elas apresentam estrutura de quiosques, bares e opções de hospedagem, além de serem mais agitadas.

Já as praias do litoral norte, como a do Marciano e a Boca da Barra, são recomendadas se a sua intenção for relaxar em um ambiente mais sossegado e deserto. Por não serem preparadas para receber visitantes, é necessário levar sua própria comida — só trate de manter tudo limpo no final, é claro.

Conhecer a Catedral de São Sebastião

A Catedral de São Sebastião, inaugurada em 1967 e com 48 m de altura, também é conhecida como a Catedral de Ilhéus. Localizada no Centro Histórico da cidade, é um dos lugares mais importantes para você visitar.

O templo fica próximo à Casa de Cultura Jorge Amado e de frente para o Bar Versúvio — o mais famoso da região, por ter sido fundado ainda nos anos 1920. Assim, a visita à Catedral é um programa interessante, visto que o turista tem a chance de mergulhar no passado e conhecer a história do local.

Visitar as fazendas de cacau

Principal área de produtores de cacau do Brasil, Ilhéus e região oferecem passeios guiados até as fazendas do fruto — por uma trilha na Mata Atlântica. Neles, os visitantes podem ver o processo que vai desde o plantio à degustação de seus derivados, como suco e chocolate.

A visita às fazendas de cacau também representa uma imersão ao passado dos ricos coronéis que controlavam a economia, a política e a cultura da região. Essa é uma das melhores dicas sobre o que fazer em Ilhéus, pois além de ser um passeio diferente, ele é repleto de conhecimento.

A visitação ainda inclui passeios de charrete, cavalgadas e caminhadas ecológicas. As mais populares da região são a Fazenda Provisão, que conta com visitas diárias e quartos para hospedagem, a Primavera e a Yrerê.

Curtir a Lagoa Encantada

Graças à Mata Atlântica conservada, ao longo dos 6,4 km² de preservação ambiental é possível chegar até a Lagoa Encantada. Agências de turismo locais oferecem o passeio, o qual inclui percursos com barco, translado e refeições.

Começando no Rio Almada, o lugar tem cachoeiras, ilhas flutuantes e é cercado de vilas de pescadores e fazendas de cacau. Além disso, perto da lagoa existem as caldeiras do Almada, com quedas d’água de mais ou menos 6 m, que formam buracos nas rochas devido à sua força. São ideais para o banho.

E tem mais: os visitantes podem fazer rapel, trilhas, passeios de barco e canoa. O pôr do sol da Lagoa Encantada é fantástico, então vale a pena permanecer até o fim da tarde para apreciar esse espetáculo da natureza.

Não falta o que fazer em Ilhéus, não é mesmo? Mas, para aproveitar a viagem ao máximo, o ideal é fazer um planejamento e montar uma programação. Dessa forma, as chances de ter problemas e gastos desnecessários são bem menores.

Gostou das dicas? Já visitou a cidade e quer compartilhar sua experiência com a gente? Deixe seu comentário!

Você também pode se interessar por