Blog

Metrô de Curitiba

Dos recursos disponíveis para a obra do Metrô de Curitiba, R$ 1 bilhão, à fundo perdido, foi autorizado pelo governo federal, R$ 300 milhões do Governo do Estado e R$ 450 milhões da prefeitura. O restante é de iniciativa privada.

A partir desta quarta-feira, 16, também está aberto até 18 de junho o prazo de consulta pública do edital de licitação que terá os anexos e minuta do contrato dispostos no www.metro.curitiba.pr.gov.br. Durante o período de consulta pública, os interessados poderão apresentar comentários e sugestões sobre o edital de licitação que deverão ser encaminhados no metrocuritibano@smad.curitiba.pr.gov.br.

Metrô de Curitiba

O prazo de execução é de quatro anos e a concessão para exploração dos serviços se estenderá por 30 anos. O Metrô de Curitiba é o primeiro empreendimento a utilizar a parceria publico privada. “A modelagem da PPP prevê que as empresas recebam os recursos após a obra entregue, o que dá a garantia de que o metrô será construído no tempo previsto ou até mesmo antes do prazo”, completou Luciano Ducci.

Estações – A Linha Azul, como é chamada a primeira etapa do Metrô, ligará a CIC-Sul, próximo à Rua Nicola Pelanda, ao Centro de Curitiba, até a Rua das Flores, num trecho de 14,2 quilômetros que passa por 13 estações.

Das 13 estações, somente uma será elevada, a Estação CIC-Sul – primeira após o pátio de manobra. Esta estação ficará localizada na BR-476 entre a Rua Nicola Pellanda e a Rua Izaac Ferreira da Cruz. No local será construído um terminal de integração, com o objetivo de aliviar os Terminais Pinheirinho e Capão Raso.

Metrô de Curitiba

O primeiro nível dessas estações, além do acesso dos passageiros, contará com um amplo estacionamento para veículos e bicicletas. O objetivo é criar atrativo de integração para atrair motoristas de carros para o novo modal.

O metrô vai atender 475 mil usuários e substituirá 110 ônibus. A frota terá 25 trens, compostos por cinco carros cada, com capacidade para transportar 1.450 passageiros por viagem. Cada carro equivale a um ônibus biarticulado.

Com o metrô, haverá uma redução da emissão de 8,5 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera e também a redução de três decibéis de ruído. Nas atuais canaletas dos biarticulados será construído um parque linear com ciclovias e áreas verdes para a prática de esporte.

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br