Blog

Mercado Municipal de São Paulo, um lugar de muita cultura e comidas típicas

Apesar de ser nacionalmente conhecida como a cidade que não pára, justo por sua forte influência comercial e financeira, São Paulo também tem diversas atrações, para pessoas de todas as idades. Inúmeras são as opções de eventos culturais, excelente culinária e baladas inesquecíveis.

Contudo, se há uma passagem turística obrigatória para os visitantes da capital paulista, principalmente se forem aficionados por arquitetura e gastronomia, esse lugar é o Mercado Municipal de São Paulo, mais conhecido como “Mercadão”.

Mercado Municipal de São Paulo

História do Mercado

O Mercado Municipal de São Paulo foi inaugurado em 1933 para venda de frutas, legumes e verduras. A princípio, a intenção era de que o espaço fosse semelhante a uma grande quitanda. Mas, aos poucos foram chegando comerciantes de grãos, cereais, temperos, peixes e frutos do mar, assim o mercado cresceu tanto que se tornou referência em produtos alimentícios, não só na cidade de São Paulo, como também em todo o estado.

Cultura e Gastronomia

A arquitetura com toques de Art Noveau e seus lindos vitrais são uma característica marcante, e de uma beleza única. Rende excelentes fotos, além de conferir uma luminosidade única para o ambiente.

As barracas ficam organizadas em seções e as grandes atrações são os deliciosos lanches preparados a vista do cliente, incluindo o “famoso” sanduíche de mortadela, espetáculo à parte. Outros clientes são atraídos principalmente pelas especiarias, como pimentas diversas e queijos de várias partes do estado e do país.

O Mercado Municipal também é destino semanal para proprietários de lanchonetes e restaurantes, que encontram nas mercadorias vendidas produtos sempre novos para incrementar suas vendas, além de permitir a criação de novos pratos.

Acesso

Para chegar ao mercado, existem várias opções. Se você vem à São Paulo de outros municípios e desembarca na Rodoviária do Tietê, pode aproveitar a integração com o metrô ou com as linhas de ônibus.

Se optar pelo metrô, vá até à estação Portuguesa-Tietê e embarque sentido Jabaquara. Desça na estação São Bento e caminhe até o Mercadão. Se quiser ir de ônibus, a dica é ir até à Av. Cruzeiro do Sul e embarcar em qualquer ônibus que passe próximo a Rua da Cantareira, basta perguntar ao motorista.

Para quem preferir ir de carro, o Mercadão disponibiliza um estacionamento próprio e há ainda outro, conveniado, com 300 vagas. Outra ideia bem legal do lugar é a disponibilidade de vagas para ciclistas. São várias vagas para quem vem de bicicleta, o que além de oferecer economia de dinheiro, também faz bem a saúde.

Se você gostou e quer conhecer esse marco de São Paulo, o Mercado Municipal funciona de domingo a domingo e inclusive em alguns feriados, todas as datas são disponibilizadas no site do estabelecimento que você pode acessar pelo endereço http://www.mercadomunicipal.com.br/. Compre sua passagem para São Paulo através do Rodoviariaonline e garanta um dos melhores passeios da sua vida.