Blog

Carnaval 2018: as 5 melhores cidades para aproveitar esse feriado

O Carnaval 2018 ainda nem começou, e as expectativas de muita gente estão a mil por hora. Afinal, além de planejar com quem curtir um dos principais (e maiores) feriados nacionais e arrumar as malas, há também a importante decisão de definir qual destino será escolhido para conhecer nessa época e, é claro, desfrutar da folia e diversão locais.

Pensando nisso, reunimos cinco sugestões de lugares para aproveitar, relaxar, sair da rotina e viver uma experiência única nessa festa que movimenta o calendário de milhões de brasileiros. Confira!

1. Recife, PE

Falar de Carnaval 2018 e não começar pelo Nordeste é até pecado, não concorda? Isso porque, além do clima tropical e da receptividade calorosa do povo nordestino — que já são atrativos à parte —, a região concentra a maioria das festas de rua do país. Recife é um exemplo disso.

O Marco Zero se torna um grande palco de todos os ritmos (frevo, ciranda etc.) e todas as cores, enquanto a folia de Momo acontece durante os quatro dias por toda a cidade. Além disso, há os troças, que, com muito improviso e descontração, promovem desfiles, batuque e dança por todos os bairros.

2. Olinda, PE

A poucos minutos de Recife está a cidade de Olinda, outro destino clássico para o Carnaval 2018. Afinal, fora os grupos de maracatu — que se encontram e promovem a noite dos tambores silenciosos — e os blocos líricos — que tomam conta da folia, evocando o melhor da cultura local —, ainda tem os bonecos gigantes e o arrastão do frevo.

Para completar, não há como perder o mais popular bloco de rua do Nordeste: o Galo da Madrugada, responsável por arrastar milhões de pessoas pelo centro da cidade.

3. Salvador, BA

Já em Salvador, a animação fica por conta dos circuitos com trios elétricos, que tomam conta da capital baiana e lotam, literalmente, o Pelourinho. Além disso, não faltam o axé music e o afoxé, que valorizam e, acima de tudo, homenageiam as raízes africanas do povo local.

Por outro lado, quem quer explorar cada canto da cidade encontra, no Carnaval nos Bairros, a chance de conhecer outros grupos e blocos locais além de Timbalada e Olodum, como Filhos de Gandhy e Ilê Ayê.

4. Manaus, AM

Saindo do Nordeste, você pode viajar para outra região que, certamente, vai atrair milhares de visitantes durante o Carnaval 2018: Manaus. E isso não é à toa, já que a capital do Amazonas é conhecida por mesclar a folia ao folclore local, fazendo uma das festas mais regionais e cheias de cultura do país: o Carnaboi.

Por isso, prepare-se para muito trio elétrico temático, fantasias inspiradas na cultura indígena e músicas repletas de ritmo que não deixam ninguém ficar parado.

5. Rio de Janeiro, RJ

Por fim, não podemos deixar de citar o Rio de Janeiro e a sua majestosa Sapucaí, não é verdade? Reunindo muitas das maiores (e mais tradicionais) escolas de samba do Brasil, a cada Carnaval, o local se torna um espetáculo visual a céu aberto.

Porém, não se deixe enganar: a festa também acontece ao lado de fora! Para se ter ideia, são centenas de blocos de rua que arrastam multidões pelos principais bairros da cidade, como Ipanema, Copacabana, Barra, Méier, Vila Isabel e muito mais.

Gostou das nossas dicas com lugares para visitar e aproveitar o Carnaval 2018? Então, escolha o seu preferido e programe a melhor folia de todos os tempos! Aproveite e compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para convidá-los a viajar com você!

Você também pode se interessar por