Blog

Manaus: Destino turístico em alta para 2015

Todo final de ano, um famoso site de viagens cria um prêmio onde aponta os destinos turísticos que estão em alta para se visitar. Entre milhares de paraísos espalhados pelo mundo, dez são eleitos as tendências para o novo ano. E para 2015, entre este seleto grupo de cidades, encontramos uma cidade brasileira: Manaus.

Manaus
Manaus, vista do Rio Negro (Foto: Wikipedia)
A capital do Estado do Amazonas e coração da Amazônia cresceu às margens do Rio Negro, suas riquezas naturais e culturais oferecem passeios, história e programas para turistas de todas as idades. Manaus é, hoje, o décimo principal destino turístico brasileiro e a sexta cidade mais rica do país. Por estar localizada na região Norte do país e pela sua proximidade da linha do Equador, as temperaturas são mais elevadas, mesmo no inverno. Pela proximidade da floresta amazônica, o clima é úmido, sendo março o mês mais chuvoso e agosto o mais seco.

Só em Manaus é possível realizar uma excursão guiada pela floresta amazônica, testemunhando toda a sua exuberância e biodiversidade em um dia, e no dia seguinte conhecer a história do Teatro Amazonas, uma das construções mais tradicionais e antigas da cidade, que remete ao período que ficou conhecido como ‘o áureo da borracha’. E se você realizar a visita à cidade durante os meses de abril ou maio, poderá aproveitar a programação do Festival Amazonas de Ópera, o maior evento do gênero da América Latina, realizado na cidade desde 1997.

Outro programa considerado obrigatório para quem visita Manaus pela primeira vez é vivenciar o ‘encontro das águas’, ponto onde as águas dos rios Solimões e Negro se encontram. O mais interessante é que as águas dos rios têm colorações diferentes – a do Solimões é barrenta e a do Negro é muito escura – não se misturam. É possível até identificar a diferença das correntezas dos rios. Um espetáculo que só a natureza é capaz de fazer.

Mario Ortiz
O famoso encontro das águas dos Rios Solimões e Negro (Foto: Mario Ortiz)
Para os fãs da natureza, outro passeio imperdível é pelo Arquipélago de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, composta por cerca de 400 ilhas. Os maiores atrativos do arquipélago são as praias de água doce da região. As trilhas aquáticas de igapó e os passeios de barco pela região ainda propiciam um contato ainda maior com a fauna da região, onde e possível ter contato com o boto rosa, espécie que se assemelha ao golfinho e está ameaçada de extinção.

Um dos mais recentes pontos turísticos de Manaus é a Arena Amazônia, construída para ser uma das sedes da Copa do Mundo 2014, sediada no Brasil. Com capacidade para mais de 44 mil pessoas, a Arena apresenta uma arquitetura arrojada e moderna, com sistema de internet wi-fi e sonorização. Muitos visitantes afirmam que a Arena Amazônia é um dos estádios mais bonitos do Brasil.

Arena Amazonia
Vista aérea da Arena Amazônia (Foto: Portal da Copa)
Manaus é uma cidade encantadora e que ainda oferece inúmeros locais encantadores para se visitar e conhecer sua imensa riqueza cultural. Ah! Vale também ressaltar que um dos festivais que mais atrai turistas para a cidade é o “Boi Manaus”, evento anual em que se comemora o aniversário da cidade, no mês de outubro. Na última edição, mais de 40 artistas locais participaram do evento que, sobretudo, tem o objetivo de valorizar a cultura e o folclore local.

Boi Manaus
Milhares de pessoas acompanham o Boi Manaus. (Foto: divulgação)
Gostou da dica do Portal Rodoviariaonline? Então inclua Manaus na sua lista de cidades para visitar em 2015 e comece a se planejar desde já! As passagens para lá, você encontra aqui!