Blog

Maceió: Muitos motivos para visitar a capital alagoana

Maceió

Maceió, a capital de Alagoas é conhecida pelos seus 40 quilômetros de litoral de águas claras. É opção de lazer para quem quer unir belezas naturais, cultura, artesanato e culinária diversificada. E, claro, muito calor. O clima tropical garante temperaturas elevadas o ano inteiro. Aqui, reunimos algumas dicas de passeio para quem vai visitar Maceió nas próximas férias e não quer deixar de aproveitar o melhor desta linda cidade do litoral nordestino!

Piscinas naturais

Um passeio obrigatório para quem visita Maceió são as piscinas naturais de Pajuçara, uma das praias mais famosas e movimentadas da cidade. É de lá que partem as rústicas jangadas que levam às piscinas naturais, que distam apenas 2 quilômetros da costa. O preço médio do passeio é R$ 25,00 por pessoa, com 1h30m de duração, onde é possível relaxar nas águas mornas e cristalinas, na companhia de peixes coloridos.

Praias de Maceió
Águas cristalinas e jangadas são vistas comuns em Maceió.
Ponta Verde

É considerada uma das melhores praias urbanas de Maceió, com suas águas extremamente verdes e calmas, é ideal para a prática de esportes náuticos, como windsuf e mergulho. É procurada também pela sua orla bem estruturada – com calçadão perfeito para caminhadas – rodeada por coqueiros e que oferece vasta opção gastronômica, nas barracas localizadas ali.

E se tratando de gastronomia, não deixe de experimentar um prato típico alagoano, preparado com sururu, molusco que se assemelha à ostra, famoso por suas propriedades afrodisíacas. Também não deixe de provar as deliciosas tapiocas, preparadas nas barracas localizadas na orla, como as da praia de Jatiúca, que apresentam diversos e deliciosos sabores.

Praia do Gunga

É, sem dúvida, um dos cartões-postais mais famosos de Maceió. O imenso pontal de areia emoldurado por uma sequência de coqueiros encanta qualquer visitante. A praia, localizada ao lado sul de Maceió, oferece bares e restaurantes, além do aluguel de equipamentos náuticos, passeios de jangada e jet ski. Vale ainda fazer o passeio de buggy até as imensas e belas falésias.

Bairro de Jaraguá

O bairro histórico de Jaraguá, tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Alagoas, representa o berço da história e desenvolvimento da cidade de Maceió. É o local bucólico convida à uma viagem no tempo, através de suas igrejas e casarios antigos.

Artesanato

Para os amantes do artesanato, a visita ao Pontal da Barra é imperdível. Lá, é possível comprar os produtos confeccionados pelas rendeiras, que tecem o Filé, renda tipicamente alagoana que representa posição importante na economia da comunidade local.

Gostou das dicas e se animou para visitar Maceió nas próximas férias? Então verifique os roteiros e garanta já suas passagens para você e sua família na Rodoviariaonline!

Por Renata Sklaski