Blog

Linha Turismo: do alto, uma visão de Curitiba

De acordo com o presidente da URBS (Urbanização Curitiba), Paulo Schimidt, a cidade se destaca por oferecer muitas atratividades em termos de turismo. “Curitiba vem se fortalecendo como um destino turístico e já é o quarto pólo turístico do Brasil. A Linha Turismo pode contribuir para aumentar a atratividade da cidade, com uma novidade a mais para os visitantes”, enfatizou ele.

Linha Turismo

Os novos ônibus foram produzidos pela Busscar, utilizando chassis O500 U da marca Mercedes Benz com câmbio automático e sistema eletrônico de controle da suspensão pneumática. Segundo a URBS, a carroçaria, com 4,10 metros de altura (dimensão da parte mais alta do pára-brisa superior), possui 55 poltronas no andar superior e 11 no inferior, todas equipadas com cinto de segurança de dois pontos. Haverá também sistema de som digital, inclusive no piso superior, capaz de transmitir as informações sobre os pontos turísticos em três idiomas (inglês, espanhol e português). No piso inferior há espaço reservado e adaptado para cadeirantes, com trava de roda e cinto de segurança. A área também pode ser usada por deficientes visuais acompanhados de cão-guia. Ainda, de acordo com a URBS, por razões de segurança, todos os obstáculos ao longo do trajeto da linha – como fiação de energia e telefonia, árvores, semáforos e placas de trânsito – foram elevados para altura mínima de segurança de cinco metros. Há ainda proteção feita com um pára-brisa dianteiro e com barras de proteção lateral e traseira.

Linha Turismo

Os ônibus da Linha Turismo saem de meia em meia hora da praça Tiradentes, das 9h às 17h30, de terça a domingo (no período de férias escolares e feriados, também funciona nas segundas-feiras). A tarifa custa R$ 16. O passageiro recebe uma cartela com cinco tíquetes, que dão direito ao primeiro embarque e mais quatro reembarques, em qualquer um dos 25 pontos turísticos por onde a linha passa. A URBS informou que o número de passageiros da Linha Turismo aumentou de 306 mil em 2006 para 319 mil em 2007 e somente nos primeiros sete meses deste ano já foram 208 mil pessoas transportadas. Os novos veículos pertencem a empresa Glória e Mercês.

Linha Turismo

Fotos – Élcio Karas

Relação de pontos turísticos que percorrem os ônibus da Linha Turismo:

PRAÇA TIRADENTES
RUA DAS FLORES
RUA 24 HORAS
CENTRO DE CONVENÇÕES
MUSEU FERROVIÁRIO
TEATRO PAIOL
JARDIM BOTÂNICO
ESTAÇÃO RODOFERROVIÁRIA/MERCADO MUNICIPAL
TEATRO GUAÍRA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
PASSEIO PÚBLICO/MEMORIAL ÁRABE
CENTRO CÍVICO
MUSEU OSCAR NIEMEYER
BOSQUE DO PAPA/MEMORIAL POLONÊS
BOSQUE ALEMÃO
UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE – UNILIVRE
PARQUE SÃO LOURENÇO
ÓPERA DE ARAME/PEDREIRA PAULO LEMINSKI
PARQUE TANGUÁ
PARQUE TINGUI
MEMORIAL UCRANIANO
PORTAL ITALIANO
SANTA FELICIDADE
PARQUE BARIGUI
TORRE PANORÂMICA/BRASIL TELECOM
SETOR HISTÓRICO

Por – Antonio Ferro