Blog

Jogos Olímpicos Rio 2016

O carnaval já acabou. E mesmo que o período do ano que coloca a cidade do Rio do Janeiro no centro dos holofotes internacionais já tenha terminado, o Rio está longe de sair do foco da mídia internacional. Daqui a seis meses, a capital fluminense sediará os Jogos Olímpicos 2016, evento que será realizado na cidade de 5 a 21 de agosto.

Esta é a primeira vez que uma cidade da América do Sul realizará o evento mundial, que vai receber 10.500 atletas de 206 diferentes nacionalidades que, nos 17 dias de jogos, disputarão 306 provas com medalhas, sendo que destas provas 136 são femininas, 161 masculinas e apenas 9 são mistas. Ao total, são 42 modalidades de esportes, como atletismo, ciclismo, handebol, remo, nado sincronizado, esgrima, saltos ornamentais, entre outros; com destaque para o golfe e o rugby, que neste ano voltam ao quadro de esportes das Olimpíadas depois de décadas. Serão 32 locais de competição espalhados por quatro regiões da cidade: Deodoro, Maracanã, Barra da Tijuca e Copacabana, sendo que a maior parte das disputas será feita na Barra.

jogos olímpicos
Serão 10.500 atletas disputando medalhas em 42 modalides. (Foto: Rio 2016)

Até o início dos jogos serão realizados 22 eventos-teste com o intuito de colocar à prova as instalações feitas para as Olimpíadas. O primeiro deles – a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, acontecerá de 19 a 24 de fevereiro e reunirá 272 atletas de 49 países que disputarão 92 vagas para o mundial. Em abril é a vez da ginástica, onde 284 atletas das três modalidades (artística, rítmica e trampolim) se reunirão entre os dias 16 e 22 de abril para brigar pelas últimas vagas dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Os 7,5 milhões de ingressos para os Jogos Olímpicos já começaram a ser vendidos e a procura é alta, principalmente das modalidades futebol, basquete, voleibol, atletismo e handebol. Muitos deles já tiveram os ingressos esgotados, principalmente os das finais dos esportes coletivos. A venda é feita pelo site oficial do evento.

E logo que os Jogos Olímpicos acabarem…. ninguém vai sofrer de ‘abstinência’, já que de 7 a 18 de setembro começam os Jogos Paralímpicos 2016 que apresenta números tão generosos quanto as Olimpíadas: 4.350 atletas de 176 países disputarão 528 provas com medalhas em 23 modalidades diferentes, com a estreia das modalidades de canoagem e triatlo.

Não dá para ficar fora dessa, né! Então compre seus ingressos e garanta as suas passagens pela Rodoviariaonline, a sua parceira para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016!

(Por Renata Sklaski)