Blog

Horário de verão termina neste fim de semana

A virada do sábado, dia 17 de fevereiro, para domingo, dia 18, terá uma alteração importante. Isso porque ele marca o fim do horário de verão que começou no dia 15 de outubro. Portanto, exatamente à meia-noite do dia 18 de fevereiro, os moradores de alguns estados brasileiros devem atrasar o relógio em uma hora.

Isso é válido para quem mora nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal). Após o domingo, os estados do Nordeste terão o mesmo horário de Brasília, e o leste do Amazonas, Roraima e Rondônia ficam com uma hora de diferença. Já o Acre e o oeste do Amazonas, com duas horas a menos.

Esta alteração de horário em alguns estados brasileiros foi adotada em 1931 para uma economia na energia. Durante o período mais quente, os dias são mais longos e as pessoas utilizam mais aparelhos elétricos. O próximo horário de verão será mais curto e terá início no dia 4 de novembro por conta de um decreto feito pelo presidente Michel Temer. A intenção é não atrapalhar a contagem nos dias de eleição.

Se você tem viagem agendada, fique atento em relação ao horário de saída do ônibus.

Você também pode se interessar por