Blog

Parque Estadual do Guartelá – conheça o sexto maior cânion do mundo

Se você é o típico viajante que busca aventura e contato com a natureza, vai adorar conhecer o Parque Estadual do Guartelá e seus arredores. Localizado em Tibagi, município paranaense distante cerca de 210 quilômetros da capital Curitiba, na região dos Campos Gerais, o parque apresenta inúmeras atrações, sendo a principal o mirante para o Cânion Guartelá.

O parque fica a 19 quilômetros da cidade de Tibagi. Com cerca de 20 mil habitantes, localizada à margem esquerda do rio Tibagi, a pequena cidade é destaque no circuito de ecoturismo do Paraná e do Brasil. O município oferece dois tipos de hospedagem aos visitantes: as chamadas pousadas urbanas, localizadas no centro de Tibagi, e as pousadas rurais, localizadas nos arredores da cidade e que, na verdade, são localizadas em fazendas da região, o que torna a experiência e o contato com a natureza e vida animal mais intenso. Destaque para a Pousada Fazenda Guartelá, localizada a 12 quilômetros do centro de Tibagi e a 6,5 quilômetros do parque. Lá, os únicos sons que são ouvidos são os dos animais (vacas, bois, cavalos, patos, etc.) e o vento em contato com as folhas das árvores. O preço da diária inclui café da manhã e as acomodações são simples, mas bem conservadas.

O passeio no Parque Estadual do Guartelá pode ser feito de duas maneiras: a chamada trilha básica, que é autoguiada, ou seja, o visitante pode fazer sozinho. São cerca de 5,2 quilômetros de caminhada (ida e volta) até os pontos principais do parque. A outra é chamada de trilha completa, com cerca de 8 quilômetros de extensão, onde é obrigatório o acompanhamento de um guia especializado. Na entrada do parque, há uma operadora de turismo chamada Parada do Guartelá, onde é fácil contratar o serviço de um guia para a trilha completa. O valor é R$ 30,00 por pessoa. Mas há outras operadoras de turismo que também oferecem o serviço no parque, além de outros roteiros. Na trilha completa, o destaque da atração fica para as pinturas rupestres e o Portal da Pedra. Vale dizer que o parque funciona de quarta a domingo, das 8h às 16h30.

Mas vamos falar dos atrativos da trilha básica. Como itens obrigatórios, leve água, lanche rápido (como barra de cereal), filtro solar, repelente e, claro, câmera fotográfica! Use roupas confortáveis e calçado adequado para caminhada. A entrada no parque é gratuita, basta preencher um cadastro simples e receber as orientações da equipe de conservação do parque. A trilha é muito bem conversada e com boa sinalização. É possível encontrar alguns animais silvestres que vivem por ali. O primeiro atrativo são os panelões do sumidouro, que formam piscinas naturais nas pedras, onde é permitido tomar banho.

guartelá
Os panelões do Sumidouro, onde os turistas se refrescam no verão. (Foto: Renata Sklaski)

Caminhando por mais 1 quilômetro, chega-se ao mirante do cânion Guartelá. Com 32 quilômetros de extensão, o cânion é serpenteado pelo rio Iapó. Os maiores vales podem ter até 450 metros de profundidade. Tudo lá é imenso, a vista panorâmica do mirante é surpreendente.

guartelá
Uma das vistas do mirante do parque. (Foto: Renata Sklaski)

Ao lado direito do mirante, fica a cachoeira da Ponte de Pedra. Caminhando mais 500 metros, é possível alcançar o mirante natural que dá vista privilegiada à cachoeira. A queda tem dois níveis de altura e entre a primeira e a segunda há uma incrível ponte de pedra, esculpida pela natureza. Sensacional! O percurso de ida e volta da trilha básica leva cerca de 2h30.

guartelá
A bela cachoeira da Ponte de Pedra. (Foto: Renata Sklaski)

Além do Parque Estadual do Guartelá, há inúmeros passeios e atividades a se fazer em Tibagi: rafting, boia cross, rapel, cascading, arvorismo e voo livre. Há também a visita em outras cachoeiras da região, muitas delas localizadas dentro de propriedades privadas, onde é preciso autorização para entrar.

Para refeições, o melhor ponto da cidade é o Super Mercado Cristal. A loja principal conta com um restaurante no piso superior que serve refeições e lanches durante todo o dia. E toda noite há um buffett especial diferente, que varia de acordo com o dia da semana.

Gostou das dicas? Então compre suas passagens pelo Portal Rodoviariaonline e aproveite para curtir as atrações de Tibagi e região!

(Por Renata Sklaski)