Blog

Fim do horário de verão

O horário de verão 2015/2016 chega ao fim no próximo fim de semana. Isto significa que o sábado, dia 20, terá uma hora a mais, já que quando o relógio marcar meia-noite, ele deve ser atrasado em uma hora.

O horário de verão é regulamentado pelo Decreto 6.558, de 2008, revisado em 2013, que estabelece que o horário de verão tem início ‘a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente’. Ao total, 10 estados brasileiros, além do Distrito Federal, adotam o horário de verão: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo informou o Ministério de Minas e Energia em outubro do ano passado, o período de horário de verão traz uma economia superior a R$ 4 bilhões, e evita o custo em investimentos no sistema elétrico que seriam necessários para atender a população nos horários de pico. Ainda segundo o ministério, nos últimos 10 anos o horário diferenciado em parte do país proporcionou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de pico.

Se você está com viagem marcada para este fim de semana, esteja atento à mudança de horário caso esteja em um dos 10 estados que praticam o horário diferenciado.

(Por Renata Sklaski)