Blog

25º Festival de Inverno, em Antonina

No próximo sábado, dia 11, tem início o tradicional Festival de Inverno realizado pela Universidade Federal do Paraná, no município de Antonina. Será uma semana de muitas atrações culturais (o festival se encerra no dia 18), onde todos os espetáculos têm entrada franca. Uma ótima opção para quem está buscando um programa diferente para fazer nas férias de julho, sem gastar muito dinheiro.

A iniciativa da UFPR em criar o festival surgiu em 1990, quando assumiu o compromisso de formar cidadãos, além de tudo, por meio da arte. Porém a ideia ultrapassou o meio acadêmico, reuniu parceiros, tanto empresas como a própria comunidade, e tornou possível a realização do Festival de Inverno por 25 anos ininterruptos. A programação traz atrações para adultos e crianças. Para os pequenos, por exemplo, há oficinas de xadrez, modelagem em argila, dança e teatro.

festival de inverno
Os casarões antigos abrigam restaurantes e pousadas em Antonina. (Foto: matraqueando.com.br)

Nas oficinas para os adultos, os assuntos abordados serão variados entre arte, música, literatura, artesanato e cinema. Além das oficinas, nas quais os interessados devem se inscrever para garantir sua participação, haverá uma vasta programação que inclui exposições de arte, lançamentos de livros, mostras de filmes e passeios ciclísticos pela cidade. Aliás, este último é apenas uma das ações propostas dentro da temática do ciclismo e do cicloturismo, onde há o objetivo de incentivar a população a adotar a bicicleta como meio de transporte.

Vale a pena conferir toda a programação do Festival de Inverno clicando aqui.

Outro ponto que deve ser considerado é o local onde o festival é realizado: Antonina. Distante 90 quilômetros da capital paranaense, em direção ao litoral, a cidade de quase 20 mil habitantes é uma das mais antigas povoações do estado e  já foi um dos maiores portos do Brasil, responsável pelo escoamento da produção de erva mate no século 19. Suas ruas de pedra, os casarões antigos, as igrejas históricas e a proximidade do mar e a cadeia de montanhas da Serra do Mar dão um ar bucólico à cidade. Estando por lá, não deixe de provar o Barreado, famoso prato típico da culinária paranaense, preparado em panela de barro, onde a carne é cozida por 3 horas. O sabor é único e a degustação deve ser acompanhada de farinha de mandioca, arroz e banana da terra.

Faça a busca de passagens para Curitiba e Antonina no Portal Rodoviariaonline® e aproveite as atrações do 25º Festival de Inverno da UFPR.

(Por Renata Sklaski)