Blog

Festival de Curitiba – cultura e arte na capital paranaense

Tem início, em 28 de março, a vigésima sexta edição do mais tradicional e cultural evento de Curitiba: o Festival de Curitiba. O evento, que traz espetáculos de teatro, dança e música de vários estados brasileiros e até do exterior, tem atrações até o dia 9 de abril.

A Mostra Oficial do Festival de Curitiba traz 38 espetáculos, sendo três internacionais e oito estreias nacionais. A curadoria, assinada pelo ator Guilherme Weber e pelo diretor e dramaturgo Marcio Abreu, tem como linha guia temas como mulheres e identidades, coletivos, humor e crítica e, claro, Curitiba, a cidade palco do evento que completa 324 anos no dia 29 de março. A abertura do Festival de Curitiba será feita pela dama da dramaturgia Fernanda Montenegro e a programação está recheada de grandes nomes como Camila Pitanga, Fernanda Torres, Débora Bloch, Eduardo Moscovis e Júlia Lemmertz.

festival de curitiba

O Fringe, que em 2017 comemora a sua vigésima edição, traz para o festival 303 montagens, sendo 45 apresentações de rua e 66 espetáculos gratuitos. Também terá 41 apresentações onde o público paga quanto quiser. O grande diferencial do Fringe é que não há curadoria. O que isto quer dizer? Como a cena nacional de arte e teatro é vasta e cheia de produções, não dá para incluir todos na mostra oficial. Por isso, em 1998, os organizadores do Festival de Curitiba criaram o fringe, para não deixar de fora ninguém que queira participar!

Além dos espetáculos, performances, shows musicais e outras intervenções, há outros eventos que acontecem simultaneamente ao festival e, por isso, já fazem parte dele. Exemplos famosos são o Gastronomix, evento gastronômico que atrais centenas de pessoas, o Curitiba Mostra, que promove apresentações em parques da cidade, MishMash, com atrações para toda a família, Guritiba, com programação especial para o público infantil, e o Risorama, que traz shows de comédia stand-up.

Para saber tudo que vai rolar na capital paranaense durante a 26ª edição do Festival de Curitiba visite o site oficial do evento!

(Por Renata Sklaski)