Blog

Festejos da Semana Santa atraem turistas religiosos

Desde ontem, que foi Domingo de Ramos (para os católicos, onde comemoram a entrada de Cristo na cidade de Jerusalém), iniciaram as celebrações da Semana Santa, que antecede o Domingo de Páscoa. A motivação religiosa movimenta o turismo nas cidades que abrigam grandes templos e santuários religiosos, que durante a semana realizam diversos eventos, como procissões e celebrações que lembram os últimos dias de vida de Jesus Cristo até a morte na cruz e a ressurreição.

Em Aparecida do Norte, São Paulo, cidade onde está localizado o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, a expectativa é que pelo menos 150 mil fiéis transitem por lá na ocasião, ocupando os hotéis da região e movimentando o comércio local. A programação do santuário inclui missas, consagrações, encenação e celebração da Paixão de Cristo, além da vigília pascal.

Outra cidade que mantém viva a tradição das celebrações católicas da Semana Santa é Paraty, Rio de Janeiro. Apesar de não abrigar nenhum grande templo religioso, Paraty guarda verdadeiras relíquias da arte sacra, imagens e peças com mais de três séculos de existência. Por sua relevância, as peças encontram-se sob a tutela do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – e só são tiradas do cofre do Museu de Arte Sacra de Paraty para estas comemorações.

Um dos principais ritos realizados na Semana Santa de Paraty é a Procissão do Fogaréu. Realizada à meia noite de quinta-feira, a procissão simboliza a prisão de Cristo. Nela, os fiéis caminham pelas ruas de pedras do centro histórico com os postes de luz totalmente apagados. O que ilumina são as tochas acesas que carregam ao som incessante de matracas (instrumento musical de madeira) que substitui os sinos, que voltam a tocar apenas no Domingo de Páscoa.

Semana Santa
A Procissão do Fogaréu é tradicional na Semana Santa de Paraty. (Foto: Ricardo Gaspar / Paraty.com.br)

Os restaurantes de Paraty acompanham o clima da Semana Santa e criam cardápios especiais, que incluem moquecas de peixe e camarão, além de pratos que têm como estrela o bacalhau, peixe tipicamente consumido na Sexta-Feira Santa.

Se, independente do destino, você já está se preparando para viajar no feriado de Páscoa, e já comprou suas passagens pelo Portal Rodoviariaonline, não esqueça de levar seu voucher e chegar à rodoviária com, pelo menos, uma hora de antecedência.

Desejamos a todos uma Feliz Páscoa!

(Por Renata Sklaski)