Blog

Atrações da Festa da Cerejeira de Campos do Jordão

Teve início, nos dois últimos fins de semana de julho, em Campos do Jordão, a 48ª edição da Festa da Cerejeira, comemoração já clássica do calendário da cidade.

A festividade é um costume tradicional japonês, que tem o objetivo de contemplar a beleza das flores, em especial a sakura, flor da cerejeira. Sua florada nesta época do ano anuncia e dá as boas vindas à Primavera, a estação das flores. Seguindo a tradição oriental, a florada das cerejeiras também também simboliza a efemeridade da vida, já que as flores são muito delicadas e não permanecem por muito tempo nas árvores, caindo rapidamente.

A Festa da Cerejeira de Campos do Jordão ainda não acabou e tem pela frente dois finais de semana com atrações e atividades na cidade. No dias 6, 7, 13 e 14 de agosto, Campos do Jordão receberá centenas de turistas interessadas em apreciar esta bela festividade e vivenciar um pouco da cultura japonesa.

A  programação da festa inclui apresentações artísticas de música e dança, exibições de artes marciais, além da degustação de pratos típicos da culinária japonesa. Todas as atrações e apresentações acontecem no Parque das Cerejeiras, belíssimo parque que tem uma infinidade de espécies de flores e plantas, mas as suas estrelas são as exuberantes cerejeiras.

festa da cerejeira
Parque das Cerejeiras, palco da festa em celebração às flores. (Foto: divulgação)

Além do propósito de contemplação da natureza e a celebração da chegada da primavera, a Festa da Cerejeira também tem outro motivo tão nobre quanto a apreciação das flores: toda a renda arrecadada durante a festa, desde a sua primeira edição, é destinada ao Recanto de Repouso para Idosos Sakura-Home. Não dá para perder, né?

Clique aqui para ver a programação dos próximos fins de semana e aproveite esta oportunidade para visitar Campos do Jordão!

(Por Renata Sklaski)