Blog

Férias no outono? Confira opções para aproveitar o friozinho

Que o Brasil é conhecido como ‘um país tropical, abençoado por Deus’, todo mundo já sabe. Mas não é só de praias e de calor que vive nosso turismo. É possível encontrar ótimas opções de viagem mesmo quando as temperaturas começam a cair. E acredite: o outono pode ser a melhor estação para se viajar, já que é uma época em que as chuvas são mais esparsas e que o frio não é tão rigoroso. Sem contar que é possível economizar na hospedagem e alimentação, pois é considerado um período de baixa temporada. Então está esperando o que para arrumar as malas e comprar suas passagens rumo ao paraíso que deseja explorar? Só não se esqueça de levar o ‘casaquinho’ na bagagem!

GRAMADO – RS

E como a pauta é a chegada do frio, vamos começar pela opção do Estado em que ele chega primeiro: Rio Grande do Sul. Localizada a pouco mais de 100 quilômetros da capital Porto Alegre, Gramado encanta pela beleza e gastronomia. No outono, a cidade ainda ganha um colorido extra com as folhas amarelo-avermelhadas caindo ao ritmo do vento frio. Somado à arquitetura alemã, qualquer visitante é capaz de se sentir em solo europeu! Nas manhãs frias, vale esticar o tempo na cama e saborear o típico e farto café colonial. À tarde, a dica é aproveitar o céu aberto para um belo passeio em torno do lago Joaquina Rita Bier. À noite, quando as temperaturas voltam a cair, uma taça de vinho das vinícolas da região ajudam a aquecer o corpo.

Outono em Gramado
As folhas secas colorem a paisagem em Gramado. (Foto: www.hoteisgramado.tur.br)
CHAPADA DOS VEADEIROS – GO

Se para você não tem tempo ruim, o que você quer é se aventurar, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é o lugar perfeito! Localizado no Estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso e Cavalcante, o parque nacional declarado Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO tem 65 mil hectares de cerrado. O local desperta o interesse, principalmente, de pessoas que buscam aumentar os níveis de adrenalina do corpo aventurando-se nas trilhas e cachoeiras da região. Com a chegada do outono, as chuvas dão uma trégua e o período se torna ideal para quem quer praticar canyoning nas cachoeiras e rapel nos paredões de pedra. As atrações mais famosas da região são as trilhas de acesso aos cânions 1 e 2, na Vila de São Jorge, e a Cachoeira Almécegas I, em Alto Paraíso. As flores do cerrado, que florescem nesta época do ano, tornam a paisagem da Chapada dos Veadeiros ainda mais exuberante!

BÚZIOS – RJ

Não consegue ficar longe da areia e do mar, mesmo fora da temporada de verão? Tudo bem. O outono também traz vantagens para os ‘ratos de praia’. Em Búzios, litoral fluminense, é nesta época do ano que é possível curtir uma das 20 praias locais sem ter que disputar um lugar ao sol. Aproveite para passear na famosa rua das Pedras e conhecer os bons restaurantes localizados na região. Sem o calor escaldante do verão, porém com dias de ‘céus de brigadeiro’, os passeios de barco também se tornam mais agradáveis e com preços mais em conta. Ah! Também vale fazer aquela caminhada na orla Bardot praticamente deserta, para apreciar o fim de tarde.

PANTANAL (MS E MT)

Quem já esteve lá, garante: o Outono é a melhor época do ano para visitar o Pantanal, pois tem início o período de seca. Os rios começam a baixar, as estradas vão aparecendo e facilitam o acesso às fazendas pantaneiras. A observação da vida selvagem também é beneficiada neste período, pois os bichos escondidos nas matas dão o ar da graça nas margens dos rios, em busca de água. Também é nesta época do ano que o ipê roxo desabrochando, tornando o cenário ainda mais fabuloso!

Outono no Pantanal
O exuberante ipê roxo florescido. (Foto: Zapa)
Inspire-se em nossas dicas e aproveite a estação para viver uma nova experiência, viajando pelo Brasil! Compre já suas passagens pelo Portal Rodoviariaonline e boa viagem!

(Por Renata Sklaski)