Blog

Febre amarela: saiba mais sobre a doença

febre amarela prevenção

Nos últimos meses, um surto de febre amarela tem ganhado destaque na mídia brasileira e tem preocupado a população. Segundo as últimas notícias é de que pelo menos quatro estados estejam com risco da doença, sendo eles: Paraná, São paulo, Rio de janeiro e Minas Gerais dos casos de febre amarela. A orientação é de que se você mora nas regiões Sul ou Sudeste ou vai viajar para estas regiões, deve estar vacinado pelo menos 10 (dez) dias antes.

O que é a Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores, neste caso, mosquitos das espécies Aedes (principalmente Aedes aegypti, responsável também por transmitir a zika, dengue e a chikungunya) e Haemogogus. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de melhora, quanto podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 34 países da África e 13 países da América Central e da América do Sul são endêmicos, ou têm regiões endêmicas de febre amarela. Há três tipos de ciclos de transmissão da doença: febre amarela silvestre (comum em florestas tropicais, onde os macacos são os principais reservatórios do vírus que causa a doença), febre amarela intermediária (transmitida por mosquitos semidomésticos, mais comum no continente africano) e a febre amarela urbana (ocorre quando pessoas infectadas introduzem o vírus em locais muito povoados e com grande presença de mosquitos).

O vírus no Brasil

No Brasil, o vírus responsável pelo surto atual circula em áreas rurais, silvestres e de mata, e é transmitido pelos mosquitos Haemagogus. Vale salientar que a doença não é transmitida de pessoa para pessoa, nem mesmo proveniente do macaco, a contaminação com o vírus da febre amarela só acontece pela picada do mosquito transmissor infectado. Além da vacinação, também vale reforçar no repelente. E em caso de aparecimento dos sintomas, procure orientação médica o mais rápido possível.

macaco febre amarela rodoviariaonline
Chamado de macaco sentinela, porque quando ele morre é sinal de que o vírus está circulando. Serve para alertar de que há algo errado.

Vacinação

Se você mora nas áreas consideradas de risco ou se já soube de algum caso de febre amarela no seu município, procure o posto de saúde mais próximo em busca de vacina. O Ministério da Saúde está distribuindo aos estados mais de 11 milhões de doses para combater a doença, principalmente para os estados que confirmaram casos da doença.

A vacina é indicada para quem tem de 9 meses a 59 anos de idade. Quem já tomou esta vacina uma vez na vida não precisa de reforço, segundo a prefeitura (vale dar aquela pesquisada na carteirinha de vacinação, em caso de dúvida o bom é vacinar).

Se você vai viajar para uma das áreas consideradas de risco, procure um posto de saúde para receber uma dose da vacina pelo menos com 10 dias de antecedência da data marcada da viagem.

Para saber mais sobre a febre amarela, acesse o  Portal do Ministério da Saúde.

Você também pode se interessar por