Blog

Está no ar a Flica 2014!

Entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro, os viajantes têm mais um motivo para passear pela Bahia, mais precisamente pela região do Recôncavo Baiano. Trata-se da realização da Flica – Festa Literária de Cachoeira, que em sua 4ª edição movimenta a pequena cidade, localizada a 110 quilômetros da capital Salvador.

Flica – Festa Literária de Cachoeira, que em sua 4ª edição movimenta a pequena cidade, localizada a 110 quilômetros da capital Salvador
Festa Literária de Cachoeira

Até o próximo domingo, a paisagem habitual de Cachoeira, composta de ruas, becos, ladeiras, casas e monumentos históricos, estará modificada com diversas atividades culturais ligadas à música e literatura. Serão dezenas de autores nacionais e internacionais, que participarão de mesas de debates, bate-papos e sessões de autógrafos. A programação infantil também é intensa, além da musical. Pela primeira vez em quatro anos a Flica apresenta o autor homenageado do evento, prestigiando a baiana Mãe Stella de Oxóssi, natural de Salvador, que além de enfermeira e Iyalorixá também é autor de uma variedade de livros. No ano passado, foi eleita por unanimidade para a Academia de Letras da Bahia.

A história da cidade de Cachoeira, conhecida como “Cidade Monumento Nacional”, confunde-se com a própria história de fundação e criação do Brasil. Cortada pelo rio Paraguaçu, suas ruas acolhem os casarões antigos, históricos, e são como um museu ao céu aberto, um retrato vivo do nosso país. Durante o século XVII, Cachoeira hospedou o Imperador D. Pedro II e a Princesa Isabel, que passaram pela cidade para inaugurar a ponte que liga a cidade ao município vizinho São Félix.

Cidade de Cachoeira, conhecida como “Cidade Monumento Nacional”
Cidade de Cachoeira, conhecida como “Cidade Monumento Nacional”

A realização desta grande Festa Literária em Cachoeira fomenta o turismo naquela região. No ano passado, estima-se que 25 mil pessoas passaram pela cidade durante o evento. O roteiro de visitação à cidade inclui uma passagem pelo Cineteatro Glória, construído em 1923 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico. Será neste espaço, hoje chamado de Cine Theatro Cachoeirano, que acontecerá a Fliquinha, dedicada às crianças.

Se você está em busca de um destino turístico diferente, que misture natureza, história e cultura, não deixe de incluir Cachoeira na sua ‘lista de desejos’ e boa viagem!

Para saber a programação da Flica 2014, clique aqui.

(Por Renata Sklaski)