Blog

Em 2014, viaje mais porque faz bem!

Viaje mais

O ano está acabando e a lista de promessas e mudanças para 2014 vai crescendo. Trocar de emprego, emagrecer, terminar aquele curso (interminável) de inglês, fazer uma especialização, arranjar um(a) namorado(a), comprar um carro novo, parar de fumar, deixar o sedentarismo de lado, gastar menos, poupar mais… haja dedicação, perseverança e planejamento para colocar tudo em prática! Mas, se você permitir, queremos dar uma única dica – apenas uma – que pode realmente mudar a sua vida daqui para frente!

Pode anotar aí na sua lista: viaje mais. Qual é a cidade que deseja conhecer no próximo ano? Quais amigos ou parentes que moram longe e que você vive arranjando desculpas para não ir visitá-los? Enfim, o destino fica por sua conta. O que queremos enfatizar aqui são os benefícios que viajar traz para a sua vida, seu corpo e sua mente.

A aventura começa meses antes da viagem, pois uma boa viagem já começa na sua organização e planejamento. Escolher o destino, pesquisar as atrações turísticas principais da cidade, procurar pelas atrações alternativas, trocar informações com pessoas que já estiveram lá, verificar passaporte e se é necessário visto, no caso de viagens internacionais, etc. Com o objetivo traçado, tudo fica mais fácil, inclusive guardar dinheiro para gastar nos passeios de lá. Neste meio tempo, a empolgação e expectativa em estar no destino desejado só aumentam.

“OK.. mas e aí? Quais são os benefícios?”. Você deve estar se perguntando….. Quando você visita um lugar novo, tem contato com novas culturas, língua, pessoas, costumes e culinária, seu cérebro é estimulado. Os neurônios ativados pela novidade comunicam-se entre si por raios elétricos, formando novas conexões. Essas sinapses entre eles formam nossa memória. E quando estamos viajando a lazer, diminuímos a produção do hormônio do estresse (cortisol), baixamos a pressão arterial e, quando mais relaxados, estimulamos a nossa criatividade, já que as ideias fluem com mais naturalidade. Quando viajamos em família ou com amigos, temos a chance de estreitar os laços afetivos com eles, construindo boas lembranças em comum.

Se você ainda acha isto pouco, saiba que viajar faz bem até mesmo para sua vida profissional, pois quem não tira férias e não se permite ‘fugir’ do dia-a-dia, perde em produtividade, motivação e criatividade. Até mesmo profissionais de RH veem os ‘viajantes’ com outros olhos, já que as pessoas que viajam são conhecidas por ter a mente mais aberta e sabem lidar melhor com situações inesperadas. Ou seja, são mais flexíveis e capazes de tomar decisões sob pressão.

Gostou da dica da Rodoviariaonline? Então comece agora a lista dos destinos a serem visitados!

Esperamos que em 2014, você possa dedicar mais tempo para o que realmente te faz bem e feliz! Conte sempre conosco!

(Por Renata Sklaski)