Blog

Domingos Martins – a joia da serra capixaba

O Brasil é realmente um país surpreendente em termos turísticos. A cada pesquisa, é possível descobrir verdadeiras joias de cidade, cada qual com suas peculiaridades. Domingos Martins é uma delas. Pequeno município localizado na região serrana do Espírito Santo, distante apenas 40 quilômetros da capital Vitória, a cidade, com cerca de 35 mil habitantes, exibe um ar bucólico. Colonizada por alemães e italianos, a cidade é fortemente influenciada pelas culturas europeias, seja em sua arquitetura, costumes e culinária.

Por estar na região serrana, Domingos Martins tem um clima ameno, com temperatura média de 12 graus. O clima, a paisagem e a gastronomia germânica e alemã, juntos tornam a cidade um recanto perfeito para casais apaixonados em lua de mel.

Domingos Martins abriga o cartão-postal da serra capixaba: a Pedra Azul, formação rochosa de quase dois mil metros de altura que apresenta uma coloração azulada, dependendo da incidência da luz solar. A Pedra Azul fica localizada no Parque Estadual que leva o seu nome, reserva exuberante de mata atlântica, com toda a sua riqueza de fauna e flora.

Domingos Martins
Com quase dois mil metros de altura, a Pedra Azul é o cartão-postal da região serrana capixaba. (Foto: Prefeitura de Domingos Martins)
As trilhas realizadas no Parque da  Pedra Azul são feitas sob agendamento com monitores, que dominam o percurso e a história da região. Há dois níveis de dificuldade para as trilhas: a fácil e a médio/difícil. Claro que o esforço maior é recompensado. No percurso mais difícil, com cerca de 2.500 metros (ida e volta), os visitantes são levados até as piscinas naturais escavadas sobre a rocha, enfrentando 97 metros de escalada com auxílio de corda. Para quem se aventura, o banho nas águas geladas das piscinas naturais é uma opção mais tentadora no verão.

As várias pousadas que se localizam próximas ao parque oferecem, além do acolhimento naturalmente rústico, uma vista de tirar o fôlego para a Pedra Azul e para a Mata Atlântica.

O centro de Domingos Martins também oferece opções de passeio. Entre seus belíssimos casarões encontra-se a Casa Cultural da cidade, que guarda a história da fundação do município. Vale também a visita às feiras de artesanato, ao Apiário Florin – loja que vende variedades de mel, de florações diversas, que agradam o paladar de todos os gostos.

Quem é apaixonado por alimentos orgânicos, também não pode deixar fora do roteiro uma visita ao belo Sítio Herança Agroturismo, na região da Pedra Azul, onde são vendidos produtos caseiros feitos a partir do morango, como geleia e licor. Porém o principal diferencial é que o visitante pode participar diretamente da produção do morango, escolhendo e colhendo seus próprios morangos. Orgânicos, diga-se de passagem.

O Portal Rodoviariaonline® recomenda a visita à Domingos Martins!

(Por Renata Sklaski)