Blog

Dia dos Namorados – Cinco destinos TOP para curtir o feriado a dois

O Dia dos Namorados este ano será comemorado numa segunda-feira. Porém o que está deixando os casais apaixonados felizes é o fato de a data estar muito próxima do feriado de Corpus Christi, que este ano cairá no dia 15 de junho. E com um feriado prolongado, a comemoração da data mais romântica do ano ganha ares mais requintados, e o que poderia ser um jantar a luz de velas ou um belo buquê de rosas pode se transformar em uma viagem pra lá de especial.

Pensando nisso, o Portal Rodoviariaonline selecionou alguns destinos nacionais para casais de todos os tipos, mas que têm uma coisa em comum: o amor por colocar o pé na estrada!

Bento Gonçalves – RS

O inverno rigoroso do sul do país, além de ser um atrativo a mais para quem gosta do frio, é o clima perfeito para o cultivo de uvas que depois virarão bons vinhos. Esta combinação perfeita é encontrada no município de Bento Gonçalves, localizado na Serra Gaúcha, a cerca de 120 quilômetros da capital Porto Alegre. A capital do Vale dos Vinhedos guarda o clima bucólico de cidade do interior e, ao mesmo tempo, fama internacional por produzir alguns dos principais vinhos brasileiros. Na cidade, é possível visitar vinícolas artesanais, que produzem vinhos respeitando as tradições italianas dos imigrantes que ocupam a região desde o final do século 19, como também as potências do setor, como a Casa Valduga e Miolo.  Além dos vinhos, a gastronomia italiana é outro ponto forte da cidade, não deixe de provar o galeto com polenta ou massa, prato típico da região.

Bento Gonçalves abriga vinícolas artesanais e até gigantes do setor. (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves)
Ilha do Mel – PR

Mesmo com frio, a Ilha do Mel é destino certo para casais que curtem natureza, gostam de fazer trilhas a pé ou de bike ou que são adeptos do surfe. Localizada no norte do litoral paranaense, a Ilha do Mel é perfeita para sair da correria do dia-a-dia e explorar praias paradisíacas e preservadas. O acesso é feito por barco a partir de Paranaguá ou de Pontal do Sul. Os visitantes podem escolher entre se hospedar em Encantadas ou em Nova Brasília. Alguns passeios imperdíveis são subir no morro do Farol das Conchas e visitar a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, construída no século 18.

Paraty – RJ

Subindo pelo litoral brasileiro, nos deparamos com a bela e charmosa Paraty, cidade histórica localizada no litoral do Rio de Janeiro. O centro da cidade foi completamente tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e caminhar por suas ruas de calçamento de pedra entre os prédios históricos, que hoje abrigam lojas de artesanato, cafés, restaurantes e pousadas, é uma emoção à parte. Os passeios de barco saindo do centro histórico são a melhor forma de conhecer as praias da região, inclusive as ilhas. Um dos roteiros mais famosos é o que passa pelas ilhas Duas Irmãs, Comprida, Araújo, Algodão e Catimbau e também chega às praias Vermelha e da Lula.

Parque Nacional do Caparaó – ES

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa de Minas Gerais e Espírito Santo (80% do parque está no Espírito Santo), está o Parque Nacional de Caparaó, famoso por abrigar o Pico da Bandeira, a terceira montanha mais alta do país, com 2.892 metros. Ou seja, o programa é indicado para quem ama o montanhismo. Porém não é preciso ser profissional para encarar alguns passeios no parque, tanto do lado mineiro quando do capixaba é possível encontrar mirantes e cachoeiras de fácil acesso. O parque conta com um sistema de trilhas bem sinalizadas e auto guiadas de curto, médio e longo percurso e de diferentes níveis de dificuldade. A melhor época para se visitar o parque é de maio a agosto, quando as chuvas dão uma trégua, ou seja, é uma ótima pedida para o feriado de junho.

Acordar cedo para assistir o nascer do sol no Parque Nacional do Caparaó vale a pena! (Foto: icmbio.gov.br)
São Miguel dos Milagres – AL

O vilarejo de São Miguel dos Milagres, no litoral de Alagoas, oferece um visual cinematográfico de impressionar: águas cristalinas, areia fina e branca e clima tropical. Por ser um destino ainda pouco conhecido do grande público, mesmo estando a praticamente 100 quilômetros de Maceió, a região tem praias praticamente desertas, pousadas tranquilas e restaurantes perfeitos para um jantar romântico. Os passeios de jangada até as piscinas naturais são perfeitos para os mergulhos de snorkel que contemplam a vida marinha de lá. Cenário muito convidativo para descansar e curtir a dois.

Gostou das nossas dicas? Compre já suas passagens pelo Portal Rodoviariaonline e presenteie de forma diferente neste Dia dos Namorados.

(Por Renata Sklaski)