Blog

Dia 05 de Setembro – Dia da Amazônia

A Floresta Amazônica é a maior reserva natural do planeta. Com cerca de cinco milhões e meio de quilômetros de mata, abrange nove países (Brasil, Peru, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa) e, certamente, é uma das maiores riquezas da humanidade. No Brasil, a data de 05 de setembro foi escolhida em homenagem ao dia em que D. Pedro II criou a província do Amazonas, no ano de 1850.

Porém o dia da Amazônia foi criado com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente, levando informações importantes e atuais sobre a real situação da floresta, a maior reserva tropical do planeta, que corresponde a 49% do território brasileiro, porém apenas 26% da área florestal é protegida.

O principal desafio das entidades governamentais e não governamentais que trabalham em prol da preservação da área é combater o desmatamento, que cresce devido o aumento das plantações de soja e cultivo de gado na região, além da extração ilegal da madeira. E por que este esforço tem que ser contínuo e permanente?

Parece óbvio, mas no dia-a-dia das grandes cidades, poucas pessoas param para pensar na importância deste bioma para a vida no planeta. É na Amazônia que moram mais da metade das espécies terrestres do mundo. São aproximadamente 40 mil espécies de plantas, 400 de mamíferos, os pássaros ultrapassam as 1.300 espécies e os insetos chegam a milhões (dados coletados no site do Green Peace, uma organização não-governamental que atua na preservação do meio ambiente em inúmeros locais do mundo).

Amazônia
Mais de 1.300 espécies de aves vivem na Amazônia. 9Foto: Matthew Romack/Wikipédia)

E o que dizer dos rios? Mais de 3 mil espécies vivem em 25 mil quilômetros de águas navegáveis, entre os quais se destacam o Rio Amazonas, Rio Negro, Rio Solimões, Rio Juruá, Rio Madeira, Rio Tapajós e Rio Branco. É a maior bacia hidrográfica do mundo, que corresponde a 1/5 de todo o volume de água doce que há no planeta. Às suas margens, vivem cerca de 24 milhões de pessoas, incluindo 342 mil indígenas de 180 tribos diferentes, além da população ribeirinha, extrativistas e quilombolas. Só por estes números é possível afirmar a imensidão representada por este bioma, onde tudo é grandioso e extremamente rico.

amazônia
A maior bacia hidrográfica do mundo. (Foto: Neil Palmer/Wikipédia)

Hoje é possível encontrar muitas empresas que fazem um trabalho de turismo ecológico muito sério na região, proporcionando aos visitantes experiências harmônicas com o meio ambiente, por meio da valorização da culinária local, a base de peixes que só existem lá; das caminhadas em meio à mata, passeios de canoa e trilhas aquáticas; além do artesanato local. Todos os passeios são monitorados, ecologicamente corretos e visam a sustentabilidade da região, seja em respeito ao meio ambiente como no sustento das famílias que moram por lá. Por isso, milhares de turistas do mundo visitam a Amazônia anualmente.

Para buscar empresas idôneas de ecoturismo na Amazônia, procure pelas que são filiadas pelo PROECOTUR – Programa para o Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal, criado pelo Ministério do Meio Ambiente no ano 2000, cuja finalidade é gerar negócios e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Inspire-se pelo Dia da Amazônia e comece a planejar sua viagem para conhecer uma das principais riquezas de todo o planeta! E claro que você pode contar com o Portal Rodoviariaonline para buscar as principais empresas que têm linhas para a região.

Aproveite!

(Por Renata Sklaski)