Blog

Dia 04 de fevereiro – Dia Mundial de Combate ao Câncer

No dia de hoje, em todo o mundo, instituições de saúde particulares e governamentais, médicos e outros profissionais da área que atuam de forma abrangente se mobilizam para informando a população sobre o câncer, uma das doenças que mais mata em todo o mundo. Este ano, o foco da abordagem em torno do assunto se dá em quatro aspectos: escolha de uma vida saudável, detecção precoce, tratamento para todos e melhorias na qualidade de vida.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 33% dos tipos mais comuns da doença podem ser evitados por meio da redução do consumo de álcool, adotando uma dieta mais equilibrada e iniciando a prática de uma atividade física. No caso do cigarro, um ex-fumante reduz em até 50% o risco de desenvolver um câncer ligado ao vício, como de pulmão, garganta ou boca. No Brasil, a incidência mais comum do câncer é o de pele (melanoma), seguido pelo de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago.

Quando detectado ainda no início, as chances de cura são superiores a 50%. Por isso, a importância de realizar exames periodicamente, principalmente aquelas pessoas que apresentam casos da doença na família. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a adoção de alguns hábitos simples podem fazer muita diferença na hora de zelar pela saúde e diminuir o risco de desenvolver algum tipo de câncer. Seja na alimentação – incluindo na dieta mais frutas, verduras e legumes e eliminando os alimentos gordurosos e sem valor nutricional; bebendo mais água ao invés de refrigerantes, trocando o leite integral pelo desnatado, etc – e deixando o sedentarismo de lado – se sua desculpa é a fatal de dinheiro e tempo para frequentar uma academia, saiba que uma caminhada moderada de até 30 minutos podem salvar suas células do risco de apresentar um câncer.

Prevenir ainda é o melhor remédio. Abrir mão de um hábito nocivo hoje pode salvar a sua vida no futuro.Para saber mais sobre prevenção clique aqui.