Blog

Dezembro Laranja

Os últimos meses do ano tendem a ficar cada vez mais coloridos. Fora o fato de entrarmos nas estações mais quentes do ano, as cores do último trimestre do ano  (Outubro Rosa, Novembro Azul e, agora, Dezembro Laranja) carregam a importante tarefa de chamar a atenção para as variações de câncer que mais matam no mundo todo. E o Dezembro Laranja representa o de maior incidência: o câncer de pele. No Brasil, o câncer de pele representa 25% de todos os diagnósticos da doença.

A campanha Dezembro Laranja foi lançada pela SBD – Socidade Brasileira de Dermatologia – em 2014, com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento da doença em fases iniciais. Apesar da campanha acontecer no mês que se inicia o verão no Brasil, a intenção é que as pessoas se conscientizem sobre a importância de proteger a pele durante todo o ano. E em termos de prevenção, a palavra-chave é filtro solar.

O filtro solar é o que vai proteger a pele dos danos causados pelos raios UVA e UVB. A UVA (ultravioleta A) é a responsável por causar danos como sinais, sardas, manchas e envelhecimento da pele. A UVB (ultravioleta B) é que causa vermelhidão e queimaduras na pele. Ambas provocam o câncer de pele.

Este ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), junto com o DataFolha, divulgou uma pesquisa inédita que imprime a radiografia do hábito de exposição solar do brasileiro. A pesquisa traz dados alarmantes:

  • 106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – 70% da população acima de 16 anos;
  • 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia = + 95 milhões de brasileiros não se protegem de forma regular;
  • 6  milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina,  cachoeira, banho de rio ou lago;
  • Dos entrevistados que têm filhos até 15 anos, 20% dessas crianças e adolescentes não se protegem de forma alguma nas atividades de lazer. Se a análise incluir as classes D/E, esse percentual sobe para 35%.

Os dados da pesquisa só confirmam a falta de informação sobre a seriedade do câncer de pele e ressaltam a importância de falar sobre ela. A campanha Dezembro Laranja começou no início do mês e desde então conta com a adesão de diversas personalidades que ajudam a chamar a atenção para o assunto. Este ano, o embaixador da campanha é o jornalista Ricardo Boechat. A atriz Malu Mader, Tony Belloto, Robson Caetano, Nívea Maria, Paulo Gustavo, Arlete Salles, entre outros, também apoiam a causa.

dezembro laranja
Ricardo Boechat, jornalista embaixador do Dezembro Laranja. (Foto: Divulgação SBD)
A maior novidade da campanha Dezembro Laranja deste ano é a criação do mascote ‘Super Protetor’, um super heroi de personalidade cativante, que ajuda a passar informações de forma lúdica para crianças e adultos. Ele tem como armas de proteção capa, óculos escuros, protetor solar, além de relógio, para avisar qual o melhor horário para tomar banho de sol. Para conhecer mais sobre o mascote do Dezembro Laranja, clique aqui para assistir o vídeo educativo que ele protagoniza.

Então, fica o alerta do Portal Rodoviariaonline: independente do seu destino de viagem, não esqueça de carregar o filtro solar na bagagem, de preferência na bagagem de mão, caso esteja na estrada durante o dia. A prevenção é o melhor caminho para afastar de vez o câncer de pele.

(Por Renata Sklaski)