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Covid-19: as viagens de ônibus na pandemia

Nessa página, reunimos informações importantes relacionadas a pandemia do coronavírus, que impactam nas viagens de ônibus realizadas durante o período. Conheça os protocolos de desinfecção e limpeza vigentes, procedimentos para remarcações e cancelamentos, cuidados básicos de higiene e segurança na hora de viajar.

Medidas protocolares oficiais da pandemia

Por conta da covid-19, órgãos brasileiros do setor de transporte, como a Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros) e ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) desenvolveram protocolos de desinfecção e limpeza dos ônibus. As medidas estão de acordo com as orientações da OMS e são válidas para os veículos e também para os guichês. A fiscalização tornou-se mais apurada durante os últimos meses, para garantir o cumprimento dos protocolos estabelecidos.

Muitos sistemas de sanitização internos das carrocerias foram desenvolvidos pelas próprias fabricantes do setor, utilizando-se da tecnologia, como Marcopolo, Caio e Busscar. A primeira criou uma plataforma chamada de BioSafe. Dentro dela, desenvolveu o sistema FIP Onboard, no qual uma névoa de nanopartículas é vaporizada em toda a parte interna do ônibus, oferecendo uma desinfecção total que leva 20 minutos para ser aplicada e permanecendo válida para até 3 dias. A grande vantagem é a ausência de umidade, o que torna possível o embarque imediato de passageiros após a desinfecção do carro, livre do vírus da covid-19.

Alguns cuidados necessários antes do embarque

Seguindo as indicações da Organização Mundial da Saúde, recomendamos que:

  • 1. Lave bem as mãos com água e sabão sempre que puder
  • 2. Carregue álcool gel com você e use sempre que necessário
  • 3. Use máscara e cubra o nariz e boca ao tossir ou espirrar
  • 4. Não compartilhe objetos pessoais
  • 5. Mantenha distância mínima de 1,5 m de outros passageiros, durante a fila de embarque

Caso apresente qualquer sintoma da covid-19, não indicamos que faça a viagem para preservar a sua saúde e de outras pessoas.

Além disso, você pode tomar alguns outros cuidados, como, por exemplo, na escolha de uma poltrona mais distante de outros passageiros no momento da compra, pode colocar a opção de retirar a sua mala do bagageiro diretamente, além de embarcar direto no ônibus com o e-Ticket do seu celular, caso a empresa de ônibus com a qual você viajará ofereça essa opção.

Não vai mais viajar?

Devido a isso, quem tem viagens marcadas com destinos às localidades citadas, podem remarcar ou cancelar suas viagens, sem custos, com até 4 horas de antecedência,  através do menu “Meus Pedidos” em nosso site, o bilhete não pode ter sido retirado no guichê da empresa.

Também temos a opção de abrir um chamado, solicitando o cancelamento em nosso canal de suporte para isso clique aqui para abrir a página do SAC, no horário das 08:00 as 23:00 de segunda a sexta (cancelamento fora desse horário, somente via ferramenta online no Meus Pedidos ou diretamente no guichê da empresa de ônibus), informando o número da transação ou CPF e a data da viagem, com no mínimo 4 horas de antecedência da viagem e o bilhete não tenha sido retirado no guichê da empresa.

Atenção:

Outros canais com informações sobre a Covid-19

Disque SUS – 136 (ligação gratuita)

WhatsApp Ministério da Saúde – (61) 99289-4640

Site Ministério da Saúde – www.saude.gov.br/coronavirus