Blog

Contagem regressiva para a FLIP 2016

A linda cidade de Paraty, no litoral fluminense, está nos últimos preparativos para o início da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty – um dos mais importantes eventos literários do país. O evento, que está em sua 14ª edição, terá início no dia 29 de junho, quarta-feira, estendendo-se até 3 de julho, domingo. A grande homenageada da FLIP deste ano é a poeta carioca Ana Cristina Cesar (1952 – 1983) que, apesar de ter morrido muito jovem, somou estilo à poesia brasileira.

Na programação oficial, trinta e nove autores entre brasileiros e estrangeiros estão confirmados nas vinte e três mesas literárias. Entre os destaques estrangeiros, o escritor norte-americano Benjamin Moser, biógrafo de Clarice Lispector, o escocês Irvine Welsh, a ucraniana Svetlana Aleksiévitch e o sírio Abud Said. Representando os autores brasileiros, nomes como Laura Liuzzi, Heloisa Buarque de Holanda, Armando Freitas Filho, Walter Carvalho, J.P. Cuenca e Tati Bernardi.

FLIP
Detalhe da tenda da FLIP 2015. (Foto: André Conti em flip.org.br)
Além das mesas de debate, a FLIP também realiza outras atividades ligadas ao mundo literário, como a já tradicional oficina literária. Este ano, a oficina irá revisitar a obra do dramaturgo inglês William Shakespeare. A escolha, sem dúvida, deve-se ao fato de que em 2016 se completam 400 anos da morte do escritor, um dos mais importantes de toda a história.

A literatura infantojuvenil, como sempre, também estará presente na festa em Paraty, com uma programação especial. Estamos falando da Flipinha, que em suas nove mesas de debate unirá música, teatro, contações de histórias e artes visuais. A participação dos autores da Flipinha também vai além dos debates e alguns deles realizam visitas nas escolas paratienses como atividades de leitura e rodas de conversa com os alunos. Lázaro Ramos e a dupla Palavra Cantada são alguns dos 14 autores confirmados no evento.

Para conhecer a programação completa da FLIP 2016 clique aqui.

(Por Renata Sklaski)

Adquira aqui sua passagem para Parati:

Ônibus de Rio de Janeiro para Parati
Ônibus de Niterói para Parati
Ônibus de São Sebastião para Parati
Ônibus de Caraguatatuba para Parati