Blog

Conheça Laguna – história e beleza na mesma cidade

O litoral de Santa Catarina é famoso por suas praias, que atraem turistas de todo o Brasil e de fora, principalmente dos países vizinhos como Argentina e Uruguai. Além das belezas naturais, algumas cidades guardam partes importantes da história do Brasil. Este é o caso de Laguna, município localizado a 118 quilômetros ao sul de Florianópolis.

Com um pouco mais de 44 mil habitantes (IBGE, 2014), o clima de Laguna remete aos das cidades interioranas. Passear por seu centro histórico é realmente um programa rico em cultura. Fundada em 1676, é na cidade que se passa a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, criado em 1494, que separava as terras da Espanha à oeste e de Portugal à leste. Por este motivo, a cidade tornou-se um ponto estratégico de localização para os portugueses.

Laguna também figura na história do Brasil por ser a terra natal de Anita Garibaldi, moça de família modesta que transformou sua vida ao conhecer o revolucionário Giuseppe Garibaldi durante a Guerra dos Farrapos, que veio a se tornar o seu marido e com quem viveu o resto de sua vida. Visitando a cidade, é possível fazer o ‘roteiro de Anita Garibaldi’, explorando as ruelas que contam o passado lagunense. No centro histórico de Laguna, é possível visitar a Casa de Anita Garibaldi, local onde a catarinense vestiu-se para o seu primeiro casamento e, hoje, guarda alguns objetos pessoais de sua vida.

Laguna
Casa de Anita Garibaldi é ponto turístico obrigatório para quem visita Laguna (Foto: Wikipedia)

Mas não é só de referências antigas que vive Laguna. O carnaval da cidade é considerado um dos melhores do sul do país, atraindo milhares de turistas todos os anos que se dividem entre as escolas de samba e os blocos carnavalescos.

As belas praias de Laguna também são um ponto à parte. A mais famosa delas é a Praia do Farol de Santa Marta, onde está localizado o Farol de Santa Marta, construção data de 1891. Com 29 metros de altura, o Farol é um dos mais potentes do Brasil e serve como guia para as embarcações que se aproximam do cabo. O cabo de Santa Marta apresenta 11 praias ideais para a prática do surfe, todas com estrutura rústica, mas é a Prainha do Farol é a que guarda uma das mais belas paisagens da região. Como é um local muito frequentado por jovens, a vida noturna do Farol é agitada, com bares que apresentam músicas ao vivo, principalmente reggae. Ao amanhecer, o local escolhido para ver o nascer-do-sol é o morro do farol, um espetáculo à parte da pacata prainha. No verão e no outono, é possível avistar muitos pinguins na região.

laguna
Vista privilegiada da praia do Farol de Santa Marta. (Foto: santamarta.info)

Se você quer visitar um local onde a conexão com a natureza e a história é perfeita, compre suas passagens pela Rodoviariaonline e aproveite todas as experiências inesquecíveis de Laguna!