Blog

Conheça Florianópolis, a ilha da magia!

No final do mês de março, registramos aqui no Portal Rodoviariaonline® a comemoração do aniversário de duas importantes capitais: Porto Alegre e Curitiba. Porém, acabamos cometendo uma grande injustiça, já que a primeira cidade a comemorar a sua fundação, no dia 23 de março, foi Florianópolis, a bela capital do Estado de Santa Catarina.

Mas, aceita a falha, não podíamos continuar o ano sem dedicar um texto exclusivo para Floripa, esta que é, sem dúvida, uma das mais bonitas e importantes cidades do país, principalmente quando o assunto é o turismo. Suas inúmeras praias – cerca de 100, segundo o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis – são os principais atrativos da capital catarinense. Localizada ao sul do Estado, na região litorânea, Florianópolis é formada pela ilha principal, um trecho do continente e pequenas ilhas periféricas que circundam a região. Com uma população beirando os 470 mil habitantes (IBGE, 2014), concentrados principalmente na zona norte da ilha, este número dobra facilmente com a taxa de ocupação de turistas durante os meses de verão.

Florianópolis é uma cidade que oferece praias para todos os tipos de banhistas: àqueles que curtem águas mais calmas, propícias para esportes náuticos e para a brincadeira com as crianças, aos que curtem mares mais agitados, onde o objetivo é buscar a ‘onda perfeita’ para surfar. A cidade também agrada àqueles que querem mesmo tomar um chopp saboreando um aperitivo, com uma bonita paisagem de fundo.

Florianópolis
Panorâmica da Lagoa da Conceição (Foto: Mario Roberto Ortiz / Wikipedia)
Se a última opção citada foi a sua escolhida, a dica é visitar os bares e restaurantes localizados ao redor da Lagoa da Conceição, onde é possível admirar os adeptos de windsurfe e kitesurf, que colorem a lagoa com suas velas. Também vale parar e apreciar a vista da Lagoa do mirante, local imperdível para quem gosta de admirar a amplitude da natureza local.

Para os surfistas de plantão, há inúmeras opções, do norte ao sul da ilha. Ao leste, está localizada a praia da Joaquina que, inclusive, é palco de eventos internacionais do esporte. Ainda ao leste, há a praia da Galheta e a praia Mole, point muito conhecido da região, frequentado por públicos ecléticos e descolados. Ao norte da ilha, a preferida entre os surfistas é a praia do Santinho, mas o mar também é convidativo à prática do surf na Praia dos Ingleses e Brava. Ao sul, onde a ilha é menos explorada e as praias não são tão disputadas, as opções são Matadeiro, Campeche, Morro das Pedras, Lagoinha do Leste e Naufragados.

Florianópolis
Praia da Joaquina, conhecida mundialmente por sediar campeonatos de surfe. (Foto: Herbert Valter / Wikipedia)
Se você pretende visitar a cidade em companhia da família, e busca praias com águas mais calmas, as sugestões são Sambaqui, Ribeirão da Ilha e Cachoeira do Bom Jesus e Canasvieiras, esta última muito procurada pelos turistas na temporada de verão.

Mas visitar Florianópolis é uma experiência maravilhosa e não apenas no verão. O clima açoriano da cidade é encantador e há inúmeras opções de lazer e cultura o ano inteiro. Programe já sua viagem para a capital catarinense e coloque em prática as dicas do Portal Rodoviariaonline®!

Para mais dicas sobre Floripa, clique aqui.