Blog

Conheça “A Loja Vazia”, a campanha do agasalho que chama a atenção por onde passa

Nesta época do ano, ou seja, durante o inverno, é comum a realização de campanhas de agasalho, que visam arrecadar roupas, calçados e cobertores com a finalidade de distribuí-los entre moradores de ruas e pessoas financeiramente carentes.

Porém uma iniciativa criada há alguns anos tem chamado a atenção dos frequentadores do Shopping Estação Goiânia: a campanha ‘A Loja Vazia’.

a loja vazia
Uma loja completamente vazia, à espera de doações. (Foto: divulgação)

Em uma estrutura que se assemelha à uma loja de shopping toda de vidro, com prateleiras, araras e até manequins, ‘A Loja Vazia’ atrai a atenção de quem por ela passa, pois está completamente vazia. O intuito é que pessoas levem e deixem na loja roupas e calçados em boas condições, para que os mesmos sejam doados às instituições beneficentes.

Ao longo do dia, a loja vai enchendo de doações, as quais são recolhidas e triadas, todas as noites, para que no próximo dia haja espaço para as novas doações.

A iniciativa da campanha do agasalho foi da agência de publicidade Loducca, de São Paulo, que em 2013 instalou ‘A Loja Vazia’ de forma inédita no Shopping Villa Lobos, na capital paulista. A iniciativa deu tão certo que em menos de um mês foram arrecadadas 3,2 toneladas de roupas, as quais foram encaminhadas a entidades filantrópicas, albergues e hospitais da região.

Mas o que chama mais atenção na ideia é o fato dela ter sido registrada como projeto ‘Creative Commons’, ou seja, tudo que foi criado, desde a planta da loja até a sua linguagem visual, pode ser usado por qualquer pessoa ou empresa que deseja replicar a ação. Foi por meio desta atitude que ‘A Loja Vazia’ já foi levada para outras cidades, como em Caxias (RS), Vitória (ES) e agora está em Goiânia (GO).

O legal de participar destas campanhas de doação de roupas, calçados e acessórios é que o benefício é tanto para quem recebe as doações quanto para quem doa, pois deixar roupas paradas no guarda-roupa juntando mofo não é saudável para ninguém. Ainda mais quando há muitas pessoas precisando por aí.

A Rodoviariaonline® apoia atitudes como esta e torce para que ‘A Loja Vazia’ esteja presente em várias cidades do nosso Brasil, mostrando que os shoppings centers também são locais para se praticar a solidariedade!

 

(Por Renata Sklaski)