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Raio X: confira os detalhes apresentados na nova rodoviária de Curitiba

No início desta semana, divulgamos a informação de que a reforma da nova rodoviária de Curitiba foi concluída e, assim, os usuários podem usufruir das melhorias feitas na instalação. Mas o que, de fato, foi modificado? Como são estas melhorias e será que realmente todas elas já estão funcionando? A equipe da Rodoviariaonline foi verificar de perto estas mudanças e realizou uma visita no dia 04 de junho, dois dias depois da abertura do terminal. Confira, com exclusividade, os principais tópicos levantados na ocasião.

Estrutura comercial

Encontramos somente uma lanchonete e uma farmácia em funcionamento no piso inferior do bloco interestadual e no piso superior um cyber café e uma lotérica, no mesmo bloco. No bloco estadual não encontramos comércio aberto, mas há indícios de instalação futura. As placas que indicam os restaurantes levam à praça de alimentação, que ainda estava fechada, e não sabemos a real situação pois não tivemos acesso ao local.

Área de embarque

O acesso a área de embarque é controlado por “catracas” eletrônicas que, na verdade, são portas de vidro com duas abas, que se abrem totalmente, não oferecendo dificuldade para passar com bagagem. O ambiente para espera de embarque é climatizado e seguro, pois não há transito de pessoas que não possuem passagem em mãos, todos que estão lá já fizeram o seu ‘check in’ eletronicamente.

Catracas da nova rodoviária de Curitiba
Imagem das catracas de acesso à área de embarque. (Foto: Emerson Lima)
Sinalização e informação

Notamos uma certa falta de informação e sinalização, principalmente para passageiros estrangeiros. Os monitores que mostravam a chegada e saída de ônibus do terminal foram retirados e não se sabe se serão reinstalados. Os avisos por sistema de som estavam sendo feitos apenas em português. Tivemos dificuldades para encontrar o local de informações aos passageiros, por falta de sinalização adequada.

Conforto e segurança

O policiamento na rodoviária é presente, o que garante mais segurança aos ambientes. As cadeiras de espera são almofadadas e mais confortáveis, lembrando as presentes em aeroportos. O guarda-volumes fica no piso inferior do bloco interestadual.

Cadeiras antes da nova rodoviária de Curitiba
Como eram as cadeiras da rodoviária antes da reforma…
Cadeiras depois da nova rodoviária de Curitiba
…e como ficaram depois. (Fotos: Emerson Lima)
Acessibilidade

Observamos, também, mudanças no acesso dos veículos ao terminal. Agora, há uma faixa exclusiva para os ônibus, antes mesmo da entrada deles na rodoviária. Assim, os ônibus não trafegam junto com os carros na Avenida Presidente Afonso Camargo (que passa em frente ao terminal), o que vai melhorar muito o trânsito na região, principalmente em feriados.

E você, já passou pela nova rodoviária de Curitiba? O que achou? Quais foram as principais mudanças, melhorias ou dificuldades que encontrou? Envie seus comentários para o Portal Rodoviariaonline, queremos saber a sua opinião!

(Por Renata Sklaski)