Blog

Como retirar passagens de ônibus compradas pela internet?

As pessoas estão cada vez mais conectadas: por trabalho ou diversão, passam boa parte do seu dia de olho na tela do computador ou do celular. É possível cravar, inclusive, que os usuários estão bastante à vontade no ambiente online.

Prova disso é que atividades que antes eram realizadas presencialmente hoje podem ser resolvidas com alguns cliques. Para marcar uma consulta, pagar contas ou fazer compras, você não precisa mais sair de casa.

Quem pretende viajar tem inúmeras facilidades a sua disposição: um exemplo são as passagens de ônibus compradas pela internet. Se esse é o seu caso, você sabe exatamente o que precisa fazer? É o que vamos explicar neste post!

Quais as vantagens de comprar online?

Se você ainda tem alguma resistência ao hábito de fazer compras online, repense sua atitude, pois, com certeza, está deixando de usufruir de uma série de benefícios. No quesito segurança da informação — uma das principais preocupações dos usuários — empresas idôneas mantêm páginas criptografadas, que impedem que seus dados sejam violados e utilizados indevidamente por terceiros.

Além disso, quando as passagens de ônibus são compradas pela internet, você minimiza as chances de imprevistos. Imagine, por exemplo, que passou vários meses planejando suas férias de fim de ano na casa dos seus pais, que moram em outro estado. E, por conta da correria do trabalho, ou até mesmo por desleixo, deixou para comprar os bilhetes na última hora. Chega ao guichê e — surpresa — eles estão esgotados.

Considere também a possibilidade de que várias pessoas tenham tido exatamente a mesma ideia. Resultado: filas quilométricas, a poucos minutos do horário previsto para o embarque.

Como comprar?

Se você já viveu uma das situações descritas, acalme-se! Transtornos como esses ficaram para trás. Comprar passagens pela internet é extremamente simples e prático. Além do computador convencional, a aquisição pode ser feita pelo seu smartphone ou tablet, de maneira muito fácil e intuitiva.

Não tem intimidade com a tecnologia? Peça ajuda a alguém da sua confiança! Acesse a página e selecione a cidade de origem e de destino, bem como a data pretendida para o embarque e o número de passageiros. Em seguida, você terá uma lista com as companhias que fazem o percurso e os preços.

Preencha o formulário com todas as informações solicitadas: escolha o melhor horário para a viagem — se desejar, você pode adquirir as passagens de volta nesse mesmo instante —, bem como os assentos que deseja ocupar.

Obrigatoriamente, o pagamento deve ser efetuado tão logo a reserva seja finalizada. Se, por qualquer razão, precisar cancelar a viagem, os valores são passíveis de reembolso. Uma vez que a transação tenha sido aprovada, você receberá um voucher, resumo com as principais informações da compra. Por essa razão, é muito importante que os dados fornecidos estejam corretos.

Como retirar as passagens?

No dia do embarque, é recomendável que você chegue à rodoviária com antecedência de, pelo menos, uma hora. Os nomes das companhias costumam ficar bem visíveis, facilitando a localização e a vida de quem nunca esteve no local.

Para retirar passagens de ônibus compradas pela internet, é obrigatória a apresentação de um documento com foto, que deve ser, necessariamente, o mesmo fornecido no ato da compra. A apresentação do voucher é opcional.

Outro item que requer sua atenção é o preenchimento de dados. Em algumas viações, esse processo é automático e eles já vêm impressos na passagem. Em outras, você terá que realizar essa tarefa manualmente.

Por último, é conveniente ressaltar que não há a opção de os bilhetes serem entregues em casa. Essa é uma atividade obrigatoriamente presencial. Vale lembrar, ainda, que somente o próprio viajante está autorizado a retirar as passagens.

Nossas orientações sobre passagens de ônibus compradas pela internet foram úteis? Lembre-se que planejamento é a palavra de ordem. Mas, se mesmo assim, ainda restou alguma dúvida, entre em contato conosco. Teremos grande prazer em ajudar!