Blog

Circuito das Águas – Minas Gerais

 

Circuito das Águas MG não é tão badalado quanto o da cidade de Poços de Caldas, um dos destinos mineiros mais importantes do ponto de vista turístico. Mas quem disse que ele deixa a desejar? A região reúne lazer, história, descanso, biodiversidade e muitas fontes hidrominerais com propriedades terapêuticas e medicinais.

Legal, não é? Quer aproveitar as próximas férias para relaxar e ver tudo o que o lugar tem a oferecer? Confira o guia completo que criamos para você saber mais sobre o Circuito das Águas de Minas Gerais. Boa leitura!

circuito-das-aguas-minas-gerais

O Circuito das Águas MG

Distante cerca de 400 km de Belo Horizonte, 280 km do Rio de Janeiro e quase 300 km de São Paulo, o Circuito das Águas está localizado no sul de Minas Gerais.

A região é conhecida pela natureza exuberante e o ar bucólico. Ela oferece ao turista uma grande imersão no ecoturismo e na cultura do estado, por meio dos atrativos históricos da culinária e, é claro, com destaque para as águas minerais — perfeitas para aliviar o estresse e renovar o corpo e a alma.

O trajeto é composto em sua totalidade por 15 municípios:

  • Baependi;
  • Cambuquira;
  • Campanha;
  • Carmo de Minas;
  • Caxambu;
  • Conceição do Rio Verde;
  • Cruzília;
  • Dom Viçoso;
  • Jesuânia;
  • Lambari;
  • Liberdade;
  • Passa Vinte;
  • São Lourenço;
  • Soledade de Minas;
  • Três Corações.

Os paraísos das águas

Cada cidade do Circuito tem suas próprias características especiais. Separamos algumas que se destacam em termos de estrutura e atrativos relacionados à água para você conhecer.

São Lourenço

O maior entre os municípios que integram o trajeto mineiro tem pouco mais de 40 mil habitantes. Ao pé da Serra da Mantiqueira, São Lourenço atrai viajantes que buscam em suas águas, sobretudo, propriedades terapêuticas.

Seu principal ponto turístico é o Parque das Águas, o mais extenso de seus vizinhos, com 400 mil m². Mantido desde 2018 pela Minalba Brasil, o lugar conta com nove fontes hidrominerais, cada qual com sabor e indicações medicinais diferentes. Por exemplo, a água da Fonte Ferruginosa é rica em ferro e recomendada para tratamentos de anemia e anorexia.

Além das nascentes, outras atrações do parque incluem:

  • O balneário em estilo clássico, que oferece banhos de água mineral e massagens terapêuticas.
  • A prática de exercícios físicos como ciclismo, caminhada e slackline.
  • Um Circuito Zen para quem busca práticas de meditação.
  • Estrutura para curtir em família com barcoterapia, pedalinho e parque para crianças.

Caxambu

Caxambu fica a aproximadamente 30 km de São Lourenço. Com pouco mais de 20 mil habitantes, é perfeita para você que procura descanso e tranquilidade. Aliás, um dos lugares que proporcionam esses momentos de paz é o Parque das Águas Dr. Lisandro Carneiro Guimarães ou Parque das Águas de Caxambu.

O local tem uma área de 210 mil m², que inclui diversas atrações, como a lagoa com pedalinho e o teleférico que leva ao Morro de Caxambu. Há também um belíssimo balneário, fundado em 1907, que proporciona banhos, massagens e duchas terapêuticas — tudo com as poderosas águas da região, presentes em 12 fontes:

  • Fonte da Beleza: com água mineral indicada para o sistema digestivo.
  • Fonte Dom Pedro: principal fonte do parque, alcança notoriedade pela arquitetura greco-romana e sua água é recomendada para a digestão.
  • Fonte Leopoldina: aconselhada para o fígado e intestino.
  • Fonte Duque de Saxe: com água altamente alcalina, indicada para o fígado e o alívio da ressaca.
  • Fonte Ernestina Guedes: sugerida para tratar doenças de pele.
  • Fonte Mayrink 1: em um prédio com azulejos antigos, sua água é recomendada para a garganta.
  • Fonte Mayrink 2: localizada em uma gruta, a água funciona como um bom colírio.
  • Fonte Mayrink 3: com água neutra, ela é utilizada para engarrafamento.
  • Fonte Conde D’Eu e Dona Isabel: com água alcalino-gasosa e alcalino-terrosa, usada pela própria Princesa Isabel, destaca-se no tratamento da anemia.
  • Fonte Venâncio: aconselhada para banhos e para quem tem pressão alta.
  • Fonte Viotti: recomendada para problemas renais por ser de água gasosa forte.
  • Geiser: com grande quantidade de gás, três vezes ao dia jorra água a cinco metros de altura.

Cambuquira

Cambuquira é a menor cidade entre as que fazem parte do Circuito das Águas MG, com 12 mil habitantes. Cercada por uma floresta de Mata Atlântica, ela conta com diversos atrativos naturais que possibilitam o ecoturismo. Já como destaque para as águas minerais, o povoado tem o Parque das Águas.

O lugar abriga cinco fontes, cujas propriedades são indicadas para diferentes tratamentos de saúde — desde reumatismo a distúrbios emocionais. Em oito hectares, o parque também oferece saunas, playground e duchas para banho. Ademais, quem adora água pode visitar o Distrito de Congonhal — a cerca de 10 km de Cambuquira — e conhecer a Cascata do Congonhal, que possui pequenas quedas que formam poços naturais ideais para banho.

Roteiro completo para suas férias

Além das inúmeras aplicações terapêuticas encontradas no Circuito mineiro, o turismo da região está recheado de sabores e atrativos imperdíveis. Suas paisagens naturais são o ponto forte para quem busca momentos de descanso, mais bem-estar e qualidade de vida.

Se você está de viagem marcada e quer curtir tudo o que o destino tem para oferecer, é importante criar um roteiro. Desse modo, você prepara tudo de acordo com os seus gostos, prioridades e possibilidades financeiras, bem como pode calcular o tempo que será indicado a cada atividade.

Ademais, como são muitas cidades, o ideal é que você tenha um planejamento com os dias e os percursos que pretende fazer em cada local. Assim, você não perde nada e aproveita todas as atrações turísticas, históricas, gastronômicas e culturais. Veja alguns lugares que vale a pena você conhecer.

Atividades culturais e muita aventura

O melhor dos municípios do Circuito das Águas MG é que eles estão repletos de atividades culturais, história e muita natureza. Por exemplo, em Caxambu, você pode sair do Parque das Águas de teleférico e percorrer os 908 metros que levam ao Morro de Caxambu — o ponto mais elevado do povoado, com mais de mil metros de altura. Além disso, no início de janeiro, também acontece na cidade a tradicional Festa Santos Reis, com missas, apresentações típicas e shows para animar os turistas e a população local.

Para quem quer um pouco mais de aventura na programação, São Lourenço oferece voos de balões sobre as paisagens da região. Mas os que são mais tranquilos podem só acompanhar o Campeonato Brasileiro de Balonismo ou optar pela excursão no “Trem das Águas” — Maria Fumaça que vai de São Lourenço a Soledade de Minas.

Já em Cambuquira, os apaixonados por astronomia podem visitar o Observatório Centauro, um dos mais renomados do país. Mais perto das estrelas, só subindo a Serra do Piripau, posição mais alta por ali, com 1.370 metros, onde você pode desfrutar da vista e até fazer voo livre!

Passeios ricos em história

No município de Campanha, as catedrais e capelas chamam a atenção dos visitantes por sua arquitetura rebuscada e refinada. Enquanto a conhecida Três Corações, além de prestar várias homenagens ao conterrâneo Rei Pelé, abriga um memorial da Locomotiva Maria Fumaça, localizado na antiga estação ferroviária local.

Para completar o tour histórico de maneira bem clássica e singular, em Conceição do Rio Verde, encontra-se a Pedra do Imperador, área por onde passou D. Pedro II durante a inauguração da ferrovia regional e a visita ao Parque das Águas.

Roteiro gastronômico

Como já é de senso comum, a culinária mineira é uma das mais saborosas do Brasil. Por isso, não dá para aproveitar o turismo no Circuito das Águas MG sem experimentar as especialidades da casa.

Os queijos finos de Cruzília são referência de qualidade e variedade por todo o estado e além dele. Ademais, outro destaque dessa viagem fica por conta do café.

Sabia que um dos melhores cafés do mundo nasceu em Carmo de Minas? Inclusive, a cidade oferece um itinerário exclusivo para os amantes da bebida, com direito a degustações.

Com relação a um trabalho mais artesanal, os doces de frutas em calda, feitos em Caxambu, também dão um gosto especial para o passeio e não podem ficar de fora do seu roteiro.

circuito-das-aguas-minas-gerais

Como chegar ao Circuito das Águas MG

Para aproveitar tudo o que o turismo no Circuito mineiro tem para oferecer, uma das melhores opções é ir de ônibus. Assim, você consegue ter benefícios como:

  • não se cansar dirigindo;
  • ter ânimo para conhecer todo o Circuito;
  • economizar, já que você não gasta com gasolina nem pedágios;
  • fazer a viagem com conforto e segurança;
  • curtir toda a paisagem durante o trajeto;
  • não ter gasto extra para levar bagagem;
  • ter uma ampla disponibilidade de horários e destinos.

Desse modo, é possível chegar ao local saindo de várias localidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Companhias como Gardenia, Sampaio, Cometa, Santa Cruz e Cidade do Aço realizam o trajeto, e você pode encontrar as passagens pela internet, de maneira rápida e segura.

A Rodoviariaonline, por exemplo, trabalha há 14 anos oferecendo reservas online de assentos para mais de 5 mil rodoviárias — no Brasil e no exterior. Com total proteção e garantia de reembolso fácil, você pode buscar qualquer município do Circuito ou do país e contar com grande simplicidade para fazer a sua compra no site.

Além disso, a empresa oferece diversas formas de pagamento e parcelamento em até 12 vezes. Assim, você tem mais liberdade para se planejar e pode viajar com tranquilidade.

Se você gosta de experiências inesquecíveis, coloque o Circuito das Águas MG em sua lista de destinos de viagem pelo Sudeste. Você não só vai aproveitar todo o contato com a natureza para relaxar e recuperar as energias, mas, de quebra, vai se deliciar com a culinária mineira e todas as riquezas históricas que compõem cada parte desse cenário encantador.

Gostou das dicas e quer fazer a mala? Encontre sua passagem no nosso buscador!

Você também pode se interessar por