Blog

Cicloturismo: viaje pelo Brasil e pelo mundo pedalando!

Viajar sobre duas rodas, usando como combustível arroz e feijão. Achou estranho? Então, certamente você nunca ouviu falar do cicloturismo, modalidade de viagem que usa a bicicleta como meio de transporte, e que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

Na verdade, não há como falar de cicloturismo sem falar, primeiro, do uso da bicicleta como meio de transporte. Com o trânsito cada vez mais caótico das grandes cidades e o estresse causado por ele, muitas pessoas começaram a recorrer à bicicleta para driblar as horas perdidas nos congestionamentos. Antigamente, o uso da bicicleta para o percurso até o trabalho era feito pelas pessoas mais simples, que não tinham carro. Porém a realidade atual é outra: é comum encontrar homens e mulheres, de diferentes profissões e classes sociais, pedalando à caminho do trabalho.

Cicloturismo
O uso da bicicleta como meio de transporte é cada vez mais comum nas grandes cidades. (Foto: banco de imagens)

Claro que o ainda falta muito para se alcançar uma situação ideal, principalmente quando o assunto é segurança. Ainda não há investimento suficiente para criar uma infraestrutura adequada para que mais pessoas sintam-se seguras para usar sua ‘bike’ como meio de transporte principal. Mas com o assunto cada vez mais em alta, a expectativa é que o cenário mude em breve. Cidades como São Paulo e Curitiba vem mostrando interesse em mudar o cenário urbano atual. Como é o caso da Paulista, uma das principais avenidas de São Paulo, que recentemente recebeu uma faixa de ciclovia, com o intuito de tornar o fluxo de bicicletas mais seguro e confortável. A Prefeitura de Curitiba também tem criado algumas ações em torno deste assunto. Recentemente, elegeu algumas vias como preferenciais para o uso das bicicletas, sinalizando no asfalto esta condição. Obviamente, o Brasil ainda está muito longe de um ideal em torno do assunto, como por exemplo a Holanda, país modelo no que diz respeito ao uso da bike em um ambiente seguro, mas há esperança nos avanços feitos até agora.

Certo, mas vamos voltar ao foco deste artigo: o cicloturismo.

Basta uma busca simples na internet para você encontrar centenas de site brasileiros especializados no cicloturismo. Claro que para enfrentar uma viagem montado em uma bicicleta, percorrendo centenas de quilômetros, é preciso preparo físico, emocional, o equipamento correto e um espírito aventureiro nato.  Se você já se arrisca em passeios mais longos, já tem um pouco de experiência no assunto, fica um pouco mais fácil, mesmo assim vale se informar sobre o que levar em uma viagem como esta. Por exemplo, câmaras de ar reservas, algumas ferramentas, lanches rápidos e água devem estar sempre à mão.

Cicloturismo
O cicloturismo exige preparo e equipamento adequados. (Foto: cicloturismo.org.br)

Se você sonha em realizar uma viagem montado em uma bicicleta, porém a memória mais recente que tem de uma é aquela que ganhou de aniversário aos 10 anos de idade, há um longo caminho a seguir até chegar ao seu objetivo. Primeiro, é comprar uma bike ideal para você. Neste quesito, conta tudo: qual uso fará dela, seu tamanho, peso, medidas de perna e ombros, etc. Nas lojas especializadas, eles já estão acostumados a fazer todo este processo. Além da bicicleta, compre também o equipamento básico necessário, como capacete, roupa e calçado adequado. Depois, comece devagar, realizando treinos menores e de menor intensidade, para se acostumar com a bicicleta e ir ganhando segurança. Além disso, recomenda-se pedalar em grupo, pois para se viajar de bike é importante ter experiência em pedalar com outras pessoas. E quando se sentir pronto, procure uma empresa especializada em cicloturismo e não se esqueça de dizer que é a sua primeira viagem de bicicleta.

O Portal Rodoviariaonline® apoia atitudes em prol de uma boa saúde e em harmonia com o ambiente!

Para saber mais sobre cicloturismo, clique aqui.

(Por Renata Sklaski)