Blog

Carnaval: São Paulo é segundo destino mais procurado por turistas

Que a cidade de São Paulo é a maior cidade da América Latina não é segredo para ninguém. Que a capital paulista tem uma infinidade de programas culturais, como exposições, peças de teatro, shows, mostras de cinema, etc também não é novidade! O que a maioria não sabe é que em São Paulo é o lugar ideal para já sair do teatro pulando carnaval.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o Estado de São Paulo é o segundo mais procurado por turistas nesta época do ano. A expectativa é que 989 mil turistas circulem entre a capital e o litoral, sendo Santos, Guarujá, Ubatuba e Ilhabela os principais destinos. Juntos, vão depositar R$ 970 milhões na economia dos municípios.

Na capital, um dos principais atrativos da festa carnavalesca é o desfile das escolas de samba. Atualmente, 14 escolas pertencem ao Grupo Especial e que irão se apresentar ao público no sambódromo nas noites de sexta e sábado. Para estas datas, os ingressos para acompanhar da arquibancada já estão esgotados.

carnaval são paulo
Desfile da Águia de Ouro em 2014. (Foto: José Cordeiro. SPTuris)
Foi em meados dos anos 60 que as escolas de samba começaram a ganhar forma na capital paulista. Porém, foi apenas em 1991 que o sambódromo do Anhembi foi inaugurado pela então prefeita da cidade Luiza Erundina. Depois desta data, surgiram as escolas de samba cheias de brilho, luxo e requinte, do jeito que conhecemos hoje.

Mas quem não pode – ou não quer – desembolsar dinheiro para mostrar que tem samba no pé, pode acompanhar os blocos de rua, que já estão com a agenda montada, sendo que suas apresentações já tem início nesta semana e se estendem até o fim de semana posterior ao feriado.

Confira a agenda dos principais blocos de rua de São Paulo aqui.

No próximo artigo vamos ‘subir’ no mapa, rumo à Pernambuco, terceiro destino mais procurado entre os foliões.