Blog

Carnaval #4 – Ouro Preto e Belo Horizonte

A cidade histórica de Ouro Preto realiza um dos carnavais de rua mais tradicionais do país. Durante os dias de folia, as ladeiras de pedra da cidade ficas lotadas de milhares de turistas em busca de diversão.

Durante o feriado de carnaval, mais de 20 blocos desfilarão entre as estreitas ruas de Ouro Preto, entre eles muitos organizados pelos estudantes que moram nas repúblicas da cidade. Mas este ano há um motivo adicional para comemorar: o bloco Zé Pereira e o Clube dos Lacaios, considerado o primeiro bloco de rua do país, completa 150 anos desde sua primeira apresentação na cidade. Por este motivo o tema do Carnaval de Ouro Preto homenageia o bloco, que se sairá às ruas históricas duas vezes: na quinta-feira, dia 23, e no domingo, dia 26 de fevereiro. Fundado em 1867, por um grupo de empregados do Palácio do Governo, na antiga província de Minas Gerais, hoje Ouro Preto. Eles fizeram bonecos em gesso, papel machê e taquara, com vestimentas parecidas com as roupas que os lacaios (mordomos) vestiam na época: o fraque e a cartola. São três bonecos principais: o Catitão, a Baiana e o Benedito. Em 2001, novos bonecos passaram a fazer parte do bloco, representando personalidades de Ouro Preto, como Sinhá Olímpia, Bené da Flauta, Tiradentes, entre outros. Devido ao sucesso e à tradição, o Zé Pereira foi convidado a desfilar pelas ruas da capital Belo Horizonte, o que acontecerá na segunda-feira de carnaval.

ouro preto
Bonecos do bloco Zé Pereira e o Clube dos Lacaios, que este ano comemora 150 anos. (Foto: Prefeitura de Ouro Preto)
Além da festa de rua, o Carnaval de Ouro Preto também acontece nas inúmeras repúblicas de estudantes que fazem parte da cidade. Há pacotes oferecidos aos turistas que incluem hospedagem, alimentação e ingressos para shows e festa que chegam em torno de R$1.700,00. Este ano, a expectativa da prefeitura do município é receber cerca de 30 mil visitantes durante os dias de folia.

Em Minas, outra cidade que está entrando com força na agenda carnavalesca do país é Belo Horizonte. E os números só confirmam: este ano a cidade terá desfiles de mais de 360 blocos, trinta por cento a mais do que no carnaval do ano passado. A novidade, além dos blocos, é a montagem de dois palcos, um na Avenida Brasil e outro na Praça da Estação, onde muitas bandas se apresentarão aos foliões. A prefeitura espera que cerca de 2,4 milhões de pessoas aproveitem o carnaval nas ruas de BH, o que representa um crescimento de 20% em relação ao ano passado.

Para saber mais sobre a programação do carnaval de Belo Horizonte clique aqui.