Blog

Campos do Jordão – dicas de passeios para aproveitar a cidade

Com cerca de 50 mil habitantes, Campos do Jordão é um dos principais destinos turísticos de inverno do Brasil, popularmente chamada de ‘Suíça brasileira’, por exibir em suas construções as características arquitetônicas deste país e, é claro, pelo ‘friozinho’.

Mas a cidade também tem seu charme para os dias quentes, especialmente porque a temperatura média anual não ultrapassa os 14°C, ou seja, é possível aproveitar o verão sem derreter no calor!

Campos do Jordão é uma cidade paulista localizada na Serra da Mantiqueira, a cerca de 170 quilômetros da capital São Paulo e a 350 quilômetros de distância da cidade do Rio de Janeiro. A cidade esbanja charme, elegância e estilo. Mais do que isso, oferece uma infinidade de atrações turísticas para se explorar. Pensando em lhe ajudar a montar um roteiro interessante, o site Rodoviariaonline selecionou algumas dicas de passeios que consideramos imperdíveis para se fazer em Campos do Jordão. Confira!

Com um belo portal a magia da cidade começa. Foto: divulgação.

Passeio de teleférico e Morro do Elefante

Campos do Jordão é a cidade que tem o sistema de teleférico individual mais antigo do Brasil, inaugurado em 1972. Embarque na praça da Estação do Capivari para subir ao Morro do Elefante, um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade.

Uma vez lá em cima, aprecie a vista da cidade e visite as lojinhas localizadas no morro para comprar souvenirs. Para quem não é fã de altura, é possível subir ao morro de carro ou de trenzinho.

Campos do Jordão
O passeio de teleférico privilegia a vista da cidade. (Foto: Denis Carvalho. Melhores Destinos)

Parque Amantikir

Belos jardins, contato com a natureza e uma paisagem incrível. O parque Amantikir é um passeio imperdível para quem busca tranquilidade e beleza natural. Com exemplares de espécies de flores e plantas do mundo todo, os jardins trazem um colorido sem igual.

Há ainda um labirinto verde, no melhor estilo inglês, onde muitos visitantes gostam de se aventurar. A vista do mirante encanta. O acesso ao parque não é gratuito, deve-se averiguar o valor. A dica é se informar no hotel onde estará hospedado se há algum convênio com o parque, assim o valor do ingresso cai pela metade.

É importante dizer que a beleza do parque é diferente nas estações do ano. Nos meses quentes e ensolarados, é possível enxergar as montanhas na vista do mirante, além de tudo estar mais florido. Nos meses em que o frio impera, a neblina dá um ar de mistério para a região.

Resultado de imagem para parque amantikir campos do jordão
Vista de cima do parque. Foto: divulgação.

Horto Florestal

Uma dica excelente para dias quentes é o Parque Horto Florestal. Para quem gosta de aventuras, um bom passeio é a Trilha da Cachoeira, com 4,7 quilômetros de extensão. O tempo sugerido é 2 horas, e pode ser feito por bicicletas alugadas.

Ou então fazer uma tirolesa. Ainda tem a opção de fazer o passeio pelo parque de trem, pago à parte e dura por volta de 40 minutos. O Parque conta com diversas bicas espalhadas com água pura e lagos com vitórias-régias. Uma outra sugestão é aproveitar os locais para piqueniques, com mesas e cadeiras de tronco, em meio às árvores. Mas também, há restaurantes e lanchonetes que servem o famoso bolo de pinhão, característico da região.

Imagem relacionada
Arvorismo e trilhas no Horto Florestal. Foto: Joaquim Nery.

Cervejaria Baden Baden

Que tal conhecer todo o processo de fabricação da bebida que é paixão nacional? A visita à Cervejaria Baden Baden é um dos passeios mais procurados em Campos do Jordão. Durante cerca de 30 minutos, os visitantes acompanham todos os processos da fabricação da cerveja e seus tipos (a ‘Ale’ e a ‘Lager’) acompanhados de um guia que explica um a um.

Claro que a degustação também faz parte da visita. Na fábrica, são produzidos 10 tipos de cerveja, sendo que um deles é feito exclusivamente para o restaurante Baden Baden, um dos mais famosos de Campos do Jordão.

Localizado na Vila do Capivari, o restaurante tem capacidade para 600 pessoas e, acredite, na alta temporada sempre há fila de espera. Além da cerveja, o restaurante serve pratos típicos da culinária alemã. Afinal, uma cerveja boa vale a pena tanto no verão, quanto no inverno, não é? quer saber mais, acesse:  www.badenbaden.com.br.

Resultado de imagem para cervejaria baden badencampos do jordão
Encontro dos amantes da cerveja e também para os que apenas curtem. Foto: Jonathan Padua.

Vila do Capivari

Ponto de encontro obrigatório de todos que visitam Campos do Jordão. A Vila do Capivari abriga os melhores restaurantes, os bares mais badalados, as lojas mais famosas e os hotéis e pousadas mais bacanas da cidade.

A concha acústica da Praça Benedito Calixto é um dos palcos do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Em sua 49ª edição, o festival, que acontece em julho, já se consagrou com um dos mais importantes eventos de música clássica da América Latina.

Resultado de imagem para vila capivari campos do jordão
Lugar encantador. Foto: Trip Adivisor Brasil.

 

Museu Felícia Leirner

O museu a céu aberto reúne 84 esculturas da artista polonesa naturalizada brasileira Felícia Leirner. As obras estão expostas em uma área verde de 35 mil metros quadrados, em uma localização privilegiada de Campos do Jordão.

A entrada é gratuita e as belas esculturas rendem belas fotos e recordações. Vale a visita!

campos do Jordão
Algumas esculturas do Museu Felícia Leirner. (Foto: Destination_Partners. Trip Advisor)

Para conhecer melhor as atrações da cidade de Campos do Jordão, visite o portal turístico da cidade. Esperamos que as dicas acima tornem o seu passeio à cidade ainda melhor!

(Por Renata Sklaski)

Você também pode se interessar por