Viajar é o sonho de muitas pessoas, fazendo com que esse seja um dos principais fatores para a economia de capital, de modo que consigam tornar este sonho uma realidade. Para que a viagem seja um sucesso, é importante ter um planejamento que ajude a organizar as despesas da viagem.
Planejar uma viagem pode ser uma tarefa considerada “chata”, visto que demanda organização, considerando o custo total estimado, organização das malas e a preparação para os gastos que ocorrerão durante o turismo.
Assim, apesar de parecer um processo trabalhoso, é o planejamento que evita problemas diversos e possibilita gerar economia mesmo nas atividades na viagem, sem que isso prejudique a experiência.
Com a tecnologia, as pessoas podem utilizar aplicativos que ajudam a organizar as finanças para efetivar o sonho da viagem e até para ter um melhor controle das despesas durante a realização do roteiro, tornando a experiência inesquecível e bem aproveitada.
Dicas fundamentais para o planejamento financeiro de viagens
O momento da viagem tende a ser bastante atrativo e mágico, mas para aproveitar o melhor que o lazer tem a oferecer, é necessário dar atenção a uma etapa que costuma ser ignorada: o planejamento.
Muitas pessoas deixam tudo para última hora, escolhem um valor específico e não consideram as necessidades que podem ter no local.
Além disso, acabam gastando sem consciência, fazendo com que esse valor não seja bem aproveitado e acabe rápido, demandando paradas para saques, conversões ou procura de cartões e outros processos de pagamento aceitos nos espaços.
Deste modo, é importante conhecer um pouco da moeda de destino e o local da viagem, considerando os possíveis custos que serão necessários para evitar imprevistos e aproveitar mais a viagem.
Com algumas dicas, é possível organizar as suas férias com eficiência, priorizando ações como:
- Economizar dinheiro;
- Fazer uma análise dos custos da viagem;
- Usar milhas acumulas com o cartão de crédito;
- Apostar no poder e praticidade de aplicativos e tecnologias;
- Ter uma reserva de dinheiro extra para levar na viagem;
- Estabelecer um limite para as suas compras;
- Usar o cartão de crédito com cautela;
- Rever o planejamento após a viagem para analisar o que replicar.
Graças aos avanços tecnológicos, não é necessário ser o mestre da organização e finanças. Basta escolher algum aplicativo que se adapta às suas necessidades e começar a usá-lo no planejamento e durante a viagem para controlar as despesas.
Um fator positivo é que estes aplicativos são muito fáceis de utilizar, assim como as mídias sociais, podendo ser encontrados nas lojas de apps e podendo trazer orientações nas plataformas online, como as próprias redes.
Aplicativos que ajudam a organizar e administrar a sua viagem
Há várias opções disponíveis para o uso. Por isso, é interessante conhecê-las para saber qual melhor atende a sua necessidade antes e durante as viagens.
Algumas opções para download nas lojas de aplicativos são:
-
Travel Money
O Travel Money consegue rastrear as suas despesas e gerenciar os gastos de uma viagem. Para isso, ele ajuda a calcular os custos da viagem em diferentes moedas.
O app informa quanto que a pessoa tem de dinheiro, suporta a conversão da taxa de câmbio em tempo real e possibilita o compartilhamento de estatísticas e dados em tempo real.
Possui uma versão gratuita e outra paga, no entanto, só está disponível em inglês. A versão gratuita permite até 50 pagamentos por viagem.
-
Trip Expertise Manager
Este aplicativo é muito intuitivo e possui vários recursos que ajudam a administrar o dinheiro durante a viagem, promovendo economia.
O app permite controlar as despesas, além de ser uma ótima opção para quem gosta de ver os dados de forma mais detalhada.
O layout inicial é voltado para pessoas que viajam sozinhas, mas é possível adicionar mais pessoas e compartilhar as despesas com os companheiros de viagem.
Uma funcionalidade interessante é a possibilidade de separar os gastos individuais do que é coletivo. Há uma divisão por categorias que mostra o quanto está sendo gasto e porcentagens do orçamento total.
As principais vantagens são:
- Fácil usabilidade;
- Permite cadastrar os gastos da viagem;
- Possibilita o controle de passagens e reservas.
-
TripCoin
Um dos aplicativos mais bem avaliados e utilizados é o TripCoin. Ele está disponível em português e tem um funcionamento simples, possibilitando controlar os gastos da viagem de forma simples e eficiente.
Para isso, basta cadastrar a viagem, escolher as moedas utilizadas no local e definir o orçamento total da viagem.
Uma opção interessante é que permite definir até o orçamento de gastos diário.
Também é possível cadastrar as despesas e categorizá-las em atrações, hospedagem, alimentação, entre outros, informando os valores e forma de pagamento utilizada.
As vantagens deste app consistem em simplicidade e possibilidade de dividir despesas contínuas em mais de um dia.
-
XE Travel
O XE Currency é um aplicativo criado pela XE Corporation, empresa especializada em câmbio.
O app focado nesse processo de moedas se tornou um grande sucesso e a companhia entendeu que há uma demanda não só de apps que ajudam na conversão do dinheiro. Assim surgiu o XE Travel que possibilita a organização de viagens.
Para isso, a plataforma oferece os seguintes recursos:
- Dividir despesas com amigos e familiares;
- Analisar quais partes da viagem foram mais baratas e caras;
- Acompanhar as despesas com uma visão geral;
- Converter os gastos da viagem para a sua moeda local e com taxas de câmbio.
Portanto, pesquisar as opções de aplicativos disponíveis no mercado é o modo de conseguir organizar a sua viagem com eficiência e rapidez, em tempo real, aproveitando o passeio ao máximo.