Rodoviariaonline

Outubro Rosa

outubro rosa

O mês mal começou e as cidades, monumentos, pontos turísticos e ruas, além das próprias redes sociais e sites mudam de cor. Pois tem início o Outubro Rosa, movimento que já se consagrou, no mundo todo, como o mais importante na prevenção do câncer de mama.

A data é celebrada anualmente, durante todo o mês, com o intuito de divulgar informações sobre a doença, de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, através do auto-exame e de proporcionar acesso aos exames diagnósticos e combatendo, assim, a mortalidade das mulheres.

Este ano, o tema da campanha do Outubro Rosa no INCA – Instituto Nacional do Câncer – é ‘Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, que visa chamar a atenção das mulheres sobre a importância de conhecer seu próprio corpo e assim notar qualquer alteração suspeita, além de informar que mulheres com idade acima de 50 anos devem realizar mamografias periodicamente.

Tema da Campanha Outubro Rosa deste ano do INCA. (Foto: divulgação)

Segundo dados do Ministério da Saúde, para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Apenas 10% do total dos casos da doença são de caráter genético/hereditário. Outros fatores de risco correspondem ao aparecimento da doença, como, por exemplo, obesidade e sobre-peso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, que são considerados fatores comportamentais e ambientais. Também há outros fatores, como os de história reprodutiva e hormonal, mas cada caso é um caso.

A campanha Outubro Rosa cumpre um papel social e informativo importantíssimo a toda a população, não apenas às mulheres. Por isso, a informação e a prevenção devem sempre andar juntas, divulgando os meios de detecção da doença e ajudando no diagnóstico precoce, para que mais mulheres possam ser tratadas e curadas.

Fique de olho nas atividades organizadas na sua cidade e alerte as mulheres em sua volta sobre a importância da campanha Outubro Rosa! O Portal Rodoviariaonline apoia esta iniciativa.

(Por Renata Sklaski)