Rodoviariaonline

Mercado Municipal de São Paulo, um lugar de muita cultura e comidas típicas

Mercado Municipal de São Paulo

Apesar de ser nacionalmente conhecida como a cidade que não pára, justo por sua forte influência comercial e financeira, São Paulo também tem diversas atrações, para pessoas de todas as idades. Inúmeras são as opções de eventos culturais, excelente culinária e baladas inesquecíveis.

Contudo, se há uma passagem turística obrigatória para os visitantes da capital paulista, principalmente se forem aficionados por arquitetura e gastronomia, esse lugar é o Mercado Municipal de São Paulo, mais conhecido como “Mercadão”.

História do Mercado

O Mercado Municipal de São Paulo foi inaugurado em 1933 para venda de frutas, legumes e verduras. A princípio, a intenção era de que o espaço fosse semelhante a uma grande quitanda. Mas, aos poucos foram chegando comerciantes de grãos, cereais, temperos, peixes e frutos do mar, assim o mercado cresceu tanto que se tornou referência em produtos alimentícios, não só na cidade de São Paulo, como também em todo o estado.

Cultura e Gastronomia

A arquitetura com toques de Art Noveau e seus lindos vitrais são uma característica marcante, e de uma beleza única. Rende excelentes fotos, além de conferir uma luminosidade única para o ambiente.

As barracas ficam organizadas em seções e as grandes atrações são os deliciosos lanches preparados a vista do cliente, incluindo o “famoso” sanduíche de mortadela, espetáculo à parte. Outros clientes são atraídos principalmente pelas especiarias, como pimentas diversas e queijos de várias partes do estado e do país.

O Mercado Municipal também é destino semanal para proprietários de lanchonetes e restaurantes, que encontram nas mercadorias vendidas produtos sempre novos para incrementar suas vendas, além de permitir a criação de novos pratos.

Acesso

Para chegar ao mercado, existem várias opções. Se você vem à São Paulo de outros municípios e desembarca na Rodoviária do Tietê, pode aproveitar a integração com o metrô ou com as linhas de ônibus.

Se optar pelo metrô, vá até à estação Portuguesa-Tietê e embarque sentido Jabaquara. Desça na estação São Bento e caminhe até o Mercadão. Se quiser ir de ônibus, a dica é ir até à Av. Cruzeiro do Sul e embarcar em qualquer ônibus que passe próximo a Rua da Cantareira, basta perguntar ao motorista.

Para quem preferir ir de carro, o Mercadão disponibiliza um estacionamento próprio e há ainda outro, conveniado, com 300 vagas. Outra ideia bem legal do lugar é a disponibilidade de vagas para ciclistas. São várias vagas para quem vem de bicicleta, o que além de oferecer economia de dinheiro, também faz bem a saúde.

Se você gostou e quer conhecer esse marco de São Paulo, o Mercado Municipal funciona de domingo a domingo e inclusive em alguns feriados, todas as datas são disponibilizadas no site do estabelecimento que você pode acessar pelo site oficial do mercado. Compre sua passagem para São Paulo através do Rodoviariaonline e garanta um dos melhores passeios da sua vida.