Rodoviariaonline

Maio Amarelo. #AtençãoPelaVida

maio amarelo

Outubro Rosa, Dia do Desafio, Novembro Azul, Maio Amarelo… são tantas as campanhas com nomes peculiares que às vezes até nos perdemos. Mas, se elas existem, é porque ainda precisamos de reforço na conscientização de muita gente e a bola da vez é a preocupação com as ruas. Por isso, o Movimento Maio Amarelo foi criado há três anos pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito e hoje já tomou proporções globais: só em 2016, 23 países dos cinco continentes aderiram ao movimento.

Mas por que essa mobilização existe? É simples e fácil de explicar: segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes que aconteceram nas vias e rodovias brasileiras em 2014 causaram a morte de mais de 43 mil pessoas, sendo que dessas, quase 8 mil são pedestres. Achou pouco? Tem mais! Os acidentes de trânsito geram custos anuais da ordem de R$ 52 bilhões ao país e são responsáveis pela ocupação de aproximadamente 60% dos leitos hospitalares.

Iluminação amarela no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, reforça a necessidade de conscientização sobre segurança no trânsito. (Foto: divulgação)
A Organização Mundial da Saúde prevê que se nada for feito e se as pessoas não mudarem seu comportamento, a estimativa é de que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Segundo o portal oficial do Maio Amarelo, o laço nessa cor é a marca oficial do movimento e foi instituído justamente para lembrar campanhas de forte apelo, como a do combate ao vírus HIV, por exemplo. “A escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos”, informa o portal.

O Rodoviariaonline é uma empresa que tem como missão a excelência no transporte de passageiros. Por isso, acredita que a segurança é fundamental, em todos os aspectos. Confira e siga algumas dicas que acreditamos ser úteis para um trânsito mais seguro:

Vamos juntos aderir ao Maio Amarelo. Mais #AtençãoPelaVida, mais respeito e mais luta por um trânsito sem acidentes!

(por Gisele Luz)