Rodoviariaonline

João Pessoa: Visitando a cidade mais oriental do Brasil

Praia do Cabo Branco em João Pessoa

Dando continuidade aos textos com dicas de passeios nas cidades nordestinas, não poderíamos deixar de falar da capital mais oriental do país. E isto nada tem a ver com a cultura local: João Pessoa, capital da Paraíba, por sua localização geográfica, é a primeira cidade das Américas a ver o sol nascer todas as manhãs! E além deste privilégio, a cidade apresenta belezas naturais e passeios imperdíveis para as pessoas que a escolhem como destino de férias. Confira abaixo alguns destaques que o Portal Rodoviariaonline selecionou para você.

Praia Fluvial de Jacaré

Quem passa pela capital paraibana, não pode deixar de conhecer a Praia de Jacaré, uma das mais famosas da região. Às margens do Rio Paraíba, a praia fluvial oferece uma estrutura de bares e restaurantes aos turistas, que ficam encantados com a riqueza da fauna e da flora da região. Mas o principal atrativo da Praia do Jacaré é o pôr-do-sol espetacular. À medida que o sol vai sumindo no horizonte, ouve-se o Bolero, de Ravel, executado pelo saxofonista Jurandy do Sax, figura carimbada da região. A dica aqui é chegar horas antes do sol se por, para escolher um lugar apropriado para contemplar a vista.

Praia do Cabo Branco

Praia do Cabo Branco em João Pessoa. Crédito: Silva (Férias Brasil)

Por sua ótima estrutura de bares, restaurantes, hotéis e pousadas, a praia de Cabo Branco é uma das mais procuradas pelos turistas. Além da extensa orla composta, sobretudo, de falésias que chegam a 40 metros de altura, o grande diferencial de Cabo Branco é que todas as manhãs o trânsito na Avenida Cabo Branco é proibido entre 5 e 8 horas, para que turistas e moradores tenham mais liberdade e segurança para a prática de atividades físicas. Outras duas praias mais movimentadas e badaladas de João Pessoa são Tambaú e Bessa, que oferecem infra-estrutura aos turistas, como as famosas barracas à beira da praia, bem como calçadões para caminhada. A natureza também contribui com as orlas, com coqueiros, águas límpidas, mornas e calmas.

Praias do Litoral Sul

Mas se você gosta de se aventurar e conhecer lugares paradisíacos e mais sossegados, não pode perder o passeio rumo às praias do litoral sul. Coqueirinho, Ponta do Seixas (o ponto mais oriental das Américas), Tabatinga, etc. Aqui, o destaque fica para Tambaba: um verdadeiro paraíso ecológico, onde se pratica o naturismo. Se você é um adepto da prática, ou deseja viver esta experiência pela primeira vez, não pode deixar de visitar Tambaba.

Centro Cultural São Francisco

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o local é um dos principais complexos barrocos brasileiros. Formado pelo Convento de Santo Antonio e a Igreja de São Francisco, o centro cultural atrai estudiosos, pesquisadores e admiradores da arte barroca de várias partes do Brasil e do mundo. Datada do século XVIII, a Igreja de São Francisco é uma verdadeira obra de arte, rica em detalhes talhados em madeira e ouro. Para se aprofundar na história da construção do local, vale a pena fazer a visita acompanhado de um guia.

Centro Cultural São Francisco. Foto: Wikipédia.

Gostou das dicas? Aproveite as facilidades da Rodoviariaonline para comprar as suas passagens para João Pessoa agora mesmo!

Por Renata Sklaski