Está com passagens compradas para visitar Belo Horizonte nos próximos dias? Então reserve um tempo para visitar Inhotim, um dos maiores acervos de arte contemporânea do Brasil.
Localizado no município de Brumadinho, distante 60 quilômetros da capital mineira (sendo esta uma região importantíssima por seus mananciais de água), o Instituto Inhotim fica em uma área de quase 800 hectares, dominada generosamente por Mata Atlântica e com enclaves de cerrado no topo das montanhas. O instituto foi fundado em 2002 como uma instituição sem fins lucrativos, destinada à conservação, exposição e produção de trabalhos contemporâneos de arte e que desenvolve ações educativas e sociais. Foi só a partir de 2006 que Inhotim abriu as portas para a visitação do grande público, com uma estrutura completa disponível aos visitantes que, entre uma galeria e outra, podem desfrutar do paisagismo e beleza deslumbrante da mata local.
Aliás, a interação entre natureza e arte é o grande diferencial de Inhotim. Estando lá, não é possível dizer ao certo se você está em um museu dentro de um parque ou em um jardim de obras e esculturas. A ideia de transformar a propriedade particular em um local destinado à arte e natureza surgiu em meados dos anos 80, pelo empresário Bernardo Paz. Ao longo dos anos, o espaço foi se transformando. Hoje, o acervo artístico de Inhotim compreende cerca de 500 obras de mais de 100 artistas de 30 nacionalidades diferentes.
O museu botânico apresenta 181 famílias botânicas e, aproximadamente, 4300 espécies de plantas vasculares. O Instituto Inhotim é aberto à visitação de terça a domingo, sendo que nas terças-feiras a entrada é gratuita.
Aproveite esta dica do Portal Rodoviariaonline é torne sua visita à capital mineira ainda mais rica e divertida!
(Por Renata Sklaski)