Até o dia 30 de agosto, Joinville é palco da 9ª edição do Festival Gastronômico da cidade, que visa fortalecer a cultura gastronômica da região, valorizando os restaurantes tradicionais da cidade. Assim, é possível saborear a entrada, o prato principal e a sobremesa pagando R$ 45,00 por pessoa. A culinária joinvillense é marcada, principalmente, pela influência germânica, presente também na arquitetura e costumes da cidade. Mas há restaraurantes para todos os gostos, desde cozinha árabe, mexicana, espanhola, italiana, japonesa, etc.
A verdade é que Joinville é uma cidade que vale a pena conhecer. Distante apenas 150 quilômetros da capital Florianópolis, a cidade, localizada entre morros, tem pouco mais de meio milhão de habitantes. É conhecida popularmente como ‘Cidade das Flores’, ‘Cidade das Bicicletas’ e ‘Cidade da Dança’. Este último título é famoso pela cidade sediar um dos festivais de dança mais importantes do Brasil e do mundo, que reúne mais de seis mil participantes diretos e atrai um público superior a 200 mil pessoas. Este ano o evento aconteceu no final do mês passado, e trouxe mais de 170 espetáculos de dança e performances de grupos nacionais e estrangeiros, que protagonizaram montagens de balés consagrados, além de dança contemporânea e de outros gêneros. Joinville também é a única cidade brasileira que tem a Escola do Teatro Bolshoi, única extensão estrangeira do Bolshoi de Moscou. Há 15 anos em solo brasileiro, a escola educa mais de 250 estudantes oriundos de 21 estados brasileiros, formando bailarinos com a mesma precisão técnica e qualidade artística exigidos na Rússia.
A cidade também é famosa por abrigar o Museu da Bicicleta, o único do gênero de toda a América do Sul. Seu acervo conta com mais de 16 mil peças variadas e curiosas relativas à bicicleta, protótipos e modelos datados da década de 30. O passeio inusitado garante diversão para toda a família, além de mostrar um pouco da história de um dos meio de transportes mais corriqueiros em todo o mundo.
Joinville também é conhecida como a ‘Cidade das Flores’, isto por conta da tradicional Festa das Flores, que esta na 77ª edição. O evento que tradicionalmente acontece no mês de novembro reúne especialistas, produtores e colecionadores de flores e orquídeas do Brasil e de outros países, como Alemanha, Estados Unidos, Bolívia, Equador e Austrália. Além das belíssimas flores presentes do evento, algumas participantes de concursos que são avaliadas de acordo com critérios técnicos internacionais, há também programação artística e cultural, além das delícias gastronômicas típicas da região.
Você tem ínúmeros motivos para visitar Joinville! Compre já suas passagens e boa viagem!
(Por Renata Sklaski)