O dia dos pais é uma data comemorativa celebrada em vários países, em diferentes datas. A comemoração do dia dos pais surgiu há quatro mil anos, na Babilônia, quando um jovem fez um cartão de argila para presentear seu pai, desejando sorte, saúde e muitos anos de vida.
Aqui no Brasil a data passou a integrar o calendário comemorativo a partir de 1953, onde vários veículos da imprensa se reuniram para realizar um concurso onde homenageariam três tipos de pais: o com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Os vencedores foram um pai com 31 filhos, um de 16 anos e o mais velho com 98 anos.
Ao longo dos anos, a figura paterna foi mudando e alcançando outros patamares dentro do núcleo familiar. Até porque aquela família tradicional de comercial de margarina não é a referência mais comum nos lares brasileiros. Mas uma coisa é incontestável: todo mundo tem um pai. Pois a relação pai e filho ultrapassa os laços de sangue. A figura de um pai é a de alguém que transmite segurança, força e, ao mesmo tempo, acolhimento, amor incondicional. É alguém que inspira e que também se inspira nos filhos aprendendo, a cada dia, a ser um pai melhor! E ele pode ser pai-avô, pai-tio, pai-irmão, pai-amigo, pai-mãe… o que vale é o amor!
Se você tem a oportunidade de ter um paizão para chamar de seu, aproveite a data para demonstrar todo o seu amor e gratidão que sente por ele.
E se você mora longe do seu pai, não pense duas vezes: compre suas passagens pela Rodoviariaonline® e o presenteie com aquele abraço de ‘urso’ pessoalmente!
Desejamos a todos um excelente Dia dos Pais!
(Por Renata Sklaski)