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Comércio eletrônico no Brasil: o número de e-consumidores só cresce

Comércio eletrônico

Responda rápido: qual foi a última vez que você foi ao banco para pagar um boleto de cobrança? Ou então quando foi que recorreu ao jornal impresso para conferir a programação do cinema ou a previsão do tempo? Pois é, eu também não lembro. Afinal, estas atividades corriqueiras não exigem mais que alguns cliques para serem realizadas, graças a internet.

Hoje, estima-se que cerca de 2 bilhões de pessoas acessam a internet no mundo. O Brasil é o terceiro país com mais pessoas conectadas no mundo, apresentando um total de 53,7 milhões de usuários ativos, que gastam, em média, 47 horas por mês navegando (Fonte: IBOPE Net Insight). Afinal, o que as pessoas mais fazem quando estão conectadas, além de acessar redes sociais, ler notícias, jogar online e fazer pesquisas? Elas compram.

Segundo dados da e-bit, empresa que pesquisa e disponibiliza informações referentes ao comércio eletrônico, a previsão é que o faturamento do e-commerce brasileiro bata na casa dos R$ 28 bilhões em 2013, atingindo a marca de 50 milhões de e-consumidores. O ticket médio gasto pelos brasileiros em cada compra é de R$ 350,00.

De acordo com os dados levantados na pesquisa sobre e-commerce, realizada pelo IBOPE, em maio de 2013, 54,18% das pessoas que compram na internet são mulheres, e mais de 60% estão na faixa etária entre 15 e 34 anos. A categoria de produtos que mais vende é a de eletrodomésticos (12,4%), seguida de Moda e Acessórios (12,2%) e Saúde, Beleza e Medicamentos (12%).

Um dos principais motivos alegados pelos e-consumidores para realizarem compras pela internet é a facilidade. Não há intermediário entre o consumidor e o objeto/serviço desejado, além do fato de que as lojas virtuais nunca fecham, estão abertas 24 horas por dia, 7 dias da semana. Por isso, a disputa pelo mercado é grande e isto também tem suas vantagens.

De olho na concorrência, as lojas virtuais precisam otimizar seus serviços, oferecer qualidade de produto e atendimento, além de um ambiente seguro para o seu cliente.

A Rodoviariaonline está em constante observação dos serviços prestados, visando sempre a satisfação do cliente que compra na loja. Além das tendências do mercado eletrônico, sempre somos guiados pela sua opinião. Se tiver dúvidas, sugestões ou críticas, entre em contato conosco através da nossa Seção de Atendimento ao Cliente.